Última modificação em 1 de junho de 2021

O que é terminal BTB?

O terminal BTB é uma interface gráfica online da Plataforma BTB, que foi criada objetivando a melhora do mercado de empréstimo de ativos.

Foi desenvolvido pela B3 oferecendo a funcionalidade de consulta às cotações (Market Data), a inclusão de ofertas por meio dos módulos D+0 e D+1, envio de ofertas direcionadas e o registro de negócios previamente realizados em balcão por meio do módulo Registro.

Aliás, você sabe o que é um empréstimo de ativos? O empréstimo de ativos é um serviço onde o doador (dono de determinados ativos), em troca de uma taxa de remuneração, autoriza a transferência do seu ativo para um terceiro (o tomador).

Esse tomador do empréstimo tem liberdade para vender esses ativos, realizando a “venda a descoberto” ou "operando vendido", ou usá-los em outras finalidades, mas terá obrigação de devolvê-los, sendo que a B3 garante essa devolução dos ativos.

Para o doador é vantajoso pois, como ele não tem a intenção de vender seu ativo, o aluguel permite que ele receba uma remuneração adicional (oriundo da taxa de remuneração) e, além disso, continuar recebendo dividendos e juros sobre capital próprio.

O tomador, por sua vez, acredita que o ativo está mal precificado e deseja realizar essa operação para vender e após isso recomprá-lo por um preço menor e devolvê-lo ao doador, retirando um lucro.

Como é possível acessar o Terminal BTB?

O acesso ao Terminal BTB deverá acontecer por meio da contratação de credenciais de acesso com perfis adequados as categorias que se enquadra a instituição contratante, e que ofereça as funcionalidades desejadas.

As instituições podem se enquadrar em uma ou mais categorias listadas abaixo:

  1. PNP – Participante de negociação pleno: instituições que tem direito de acessar os ambientes e sistemas de negociação da B3;
  2. PL – Participante de liquidação: possuí autorização para recebimento de operações próprias e de clientes, realização de operações no sistema de contratação de empréstimo e liquidação das operações perante o membro de compensação;
  3. ACST – Agente de custódia: instituições habilitadas para administrar contas de custódia própria e de clientes;
  4. Buy side – Gestoras, fundações e outras instituições previamente autorizadas.

Qual é o perfil de usuário do Terminal BTB?

O perfil do usuário do Terminal BTB possui no geral as características listadas abaixo, podendo ou não estar combinadas em um único perfil:

As credenciais para acessar o Terminal BTB são fornecidas de maneira individual. Ou seja, cada um dos operadores da instituição deve possuir sua credencial de acesso de maneira exclusiva.

Todas as credenciais de acesso terão a cobrança realizada todo mês, sendo que a B3 poderá aplicar redução nos preços de determinados perfis de acessos, que poderão ser reavaliados e reajustados pela B3 casa haja necessidade.

Outra maneira de obter acesso ao Terminal BTB é por meio de contingencia, porém exclusivo apenas para instituições PNP/PL. Eles receberão uma redução de 100% do preço quando utilizarem em período de indisponibilidade de acesso por meio da mensageria SMP-ISSO à plataforma BTB.

É interessante realçar que a B3 detém de meios capazes de reconhecer potenciais usos dos usuários de contingência em momentos de não indisponibilidade. Nesse caso a redução de preço não será aplicada, ou seja, será cobrada a tarifa normal.

Termo do dia

Mercado de Crédito

O que é mercado de crédito? O mercado de crédito é parte integrante do Sistema Financeiro Nacional, composto ainda pelos mercados de câmbio (moeda), capitais (valores…