termos

SSS (Same Store Sales)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:02/07/2021 às 07:47 - Atualizado 4 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é SSS (Same Store Sales)?

O SSS (Same Store Sales) é um indicador de desempenho utilizado por empresas varejistas, principalmente aquelas que possuem diversas unidades espalhadas pelo Estado ou país. Em português, a expressão significa "vendas nas mesmas lojas".

Esse indicador expressa o aumento ou uma possível queda das vendas em lojas já existentes em comparação a um período anterior. Isso significa que o SSS (Same Store Sales) pode ser analisado regularmente - a cada novo mês, bimestre, semestre, ano ou mais.

Vale esclarecer que nicho e sazonalidade devem ser levados em consideração. No setor têxtil, por exemplo, a demanda e oferta de produtos tende a ser maior em datas comerciais (dia das mães, dia dos namorados, carnaval, etc.) se comparado ao setor automotivo. 

A menos que você ganhe ou dê um carro de presente todos os anos, aí tudo bem!

Por isso, cada empresa fará a análise do SSS (Same Store Sales) conforme for conveniente com sua área de atuação.

Além disso, o SSS (Same Store Sales) também é capaz de expressar se o faturamento da rede acontece de maneira localizada ou distribuída, ou seja, se alguma unidade rende mais do que outra ou se todas estão rendendo na mesma proporção.

Qual é a importância do SSS (Same Store Sales)?

A principal importância do SSS (Same Store Sales) está em impedir visões, opiniões e até decisões equivocadas por parte do gestor de uma empresa. Conforme falamos anteriormente, esse indicador possibilita uma análise mais minuciosa quanto ao rendimento - ou prejuízo - de uma companhia.

Se o dono de rede varejista observar somente o faturamento total de sua empresa, ele pode se alegrar caso o resultado seja positivo, ou se entristecer, caso seja negativo. Mas a pergunta é: o que fazer a partir daí?

O SSS (Same Store Sales) permite que, além de observar o faturamento total da empresa, o gestor possa compreender quais são as unidades da rede que mais dão lucro, assim como as que mais dão prejuízo.

Sabendo disso, é possível alocar investimentos e recursos de maneira muito mais precisa e assertiva. É possível incentivar o crescimento e fortalecimento de boas unidades, assim como investir em ações que melhorem a capacidade operacional das unidades mais fracas.

A importância dessa métrica não para por aí, o SSS (Same Store Sales) é capaz de ir além: por demonstrar o rendimento de redes varejistas enquanto unidades isoladas, esse indicador também auxilia na compreensão do mercado como um todo.

Isso porque, sabendo quais unidades rendem mais, o gestor da rede também saberá identificar qual é o principal público da empresa, como esse público chega até suas lojas, quais são os gostos e preferências, qual melhor local - ou local inapropriado - para abrir uma nova unidade, onde e como os funcionários podem ser alocados, assim por diante.

Em outras palavras, o SSS (Same Store Sales) é importante não só para uma análise contábil mais precisa, mas também para o gestão da empresa como um todo, influenciando vários setores ao mesmo tempo.

Falando em setores, esse indicador também é importante para o investidor, sabia? Mesmo que você não seja dono de uma rede varejista, você poderá investir em uma se quiser. Portanto, o SSS (Same Store Sales) o ajudará a descobrir se essa empresa gerou mais receita em comparação ao período avaliado anteriormente.

Isso significa que as empresas com análises positivas de crescimento tendem a representar negócios mais eficazes - logo, mais lucrativos para o investidor!

Como o SSS (Same Store Sales) pode ser consultado?

O SSS (Same Store Sales) é desenvolvido pela própria empresa através de softwares especializados em gestão. Algumas companhias, principalmente aquelas que possuem ações na Bolsa de Valores ou títulos no Balcão Organizado, costumam exibir os resultados publicamente. 

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre