Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/09/2020 às 16:54 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Sistema de Pagamento Brasileiro?

O Sistema de Pagamento Brasileiro — SPB — regulamenta as transações monetárias realizadas entre instituições, pessoas e governos.

Garante que pagamentos realizados em moeda nacional ou estrangeira possam ser realizados em diferentes modalidades como cheque, TED, DOC, cartão de crédito e PIX — para isso estabelece mecanismos que asseguram a segurança e a agilidade das operações. 

Qual é a estrutura do SPB?

Diversas instituições financeiras fazem parte do SPB. No entanto, não há uma hierarquia entre as entidades que compõem o sistema que funciona como uma cadeia de colaboração, é a chamada Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN).

As instituições que fazem parte da RSFN são chamadas de Infraestruturas do Mercado Financeiro (IMF) e realizam operações financeiras entre si de forma interconectada. 

O Banco Central (Bacen) é órgão responsável por regulamentar e supervisionar todas as atividades das IMF além dos sistemas de compensações, liquidação e outros arranjos de pagamento. Esse órgão também deve garantir que as diretrizes criadas pelas entidades normativas sejam de fato executadas pelas Infraestruturas do Mercado Financeiro. 

Na hierarquia do Sistema Financeiro Nacional, as IMFs são subordinadas ao Conselho Monetário Nacional (CMN). Além dessas Instituições Financeiras, o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPM) é composto pelos seguintes órgãos:

  • Câmara de Registro, Compensação e Liquidação de Operações de Derivativos BM&F - parte da B3;
  • Câmara de Registro, Compensação e Liquidação de Operações de Câmbio BM&F - parte da B3;
  • Câmara de Registro, Compensação e Liquidação de Operações de Ativos BM&F - parte da B3;
  • Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) - parte da B3;
  • Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP);
  • Cetip - parte da B3;
  • Selic.

Quais são as funções do Sistema de Pagamentos Brasileiro?

O SPB é responsável por garantir a confiabilidade das operações e atua para que o sistema financeiro execute ações de forma segura e sólida.

Assim, empresas, pessoas e governos podem transferir valores financeiros via aplicativo ou por qualquer outro meio virtual, processar operações e liquidar pagamentos utilizando diferentes sistemas de forma rápida, correta e confiável. 

Como o Sistema de Pagamentos Brasileiro funciona?

Toda operação realizada percorre diversas instituições financeiras antes de ser efetivada. Até mesmo um simples pagamento segue normas e diretrizes previamente divulgadas. 

Até abril de 2002, por exemplo, não havia uma regulamentação que os bancos precisavam observar ao transferir valores muito altos. Quando isso ocorria, a agência acertava contas em D+1 obrigando o Bacen a intervir caso verificasse que o sistema poderia entrar em colapso. 

Nesse mesmo ano o país regulamentou o chamado Sistema de Transferência de Reservas (STR),  garantindo que o sistema bancário passasse a liquidar transferências interbancárias em tempo real. A TED (Tranferência Eletrônica Disponível) serviço no qual uma transferência é efetivada em até seis horas também surgiu nesse época.

Outra mudança relevante - até o final de 2018 cada banco estipulava o valor em moeda corrente que poderia ser usado para pagamentos de boleto. No entanto, em 2019 essa regra foi alterada pelo Conselho Monetário Nacional que passou a determinar que boletos com valores acima de R$ 10 mil não poderiam mais ser pagos em dinheiro. 

O CMN estabeleceu que as instituições financeiras notifiquem umas as outras sempre que efetuarem o pagamento de boletos emitidos por outra agência. Além disso, determinou a obrigatoriedade de aceitar liquidações de documentos cujo valor fosse de até R$ 10 mil mesmo que tivessem sido emitido por outro banco. 

O papel do banco central é garantir que as instituições cumpram as determinações e façam o pagamento dos boletos, o que simplifica os operações e torna o dia a dia dos usuários mais simples e mais segura. Garante ainda que a confiança entre os agentes seja mantida. 

O SPB se dedica a criar normas e procedimentos que facilitem o dia a dia dos usuários, tornando as operações mais ágeis e simples. Tudo isso garante que o sistema financeiro seja sólido e seguro. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados