Última modificação em 8 de julho de 2021

O que é Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300)?

O Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300) é um índice do mercado de ações da China, que inclui as ações das 300 maiores empresas - também chamadas de blue chips - negociadas nas bolsas de valores de Shanghai e Shenzhen.

O CSI 300 foi criado em 2005 pela empresa China Securities Index Company Ltda, e reflete o desempenho de ambos os mercados citados acima.

Como o Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300) funciona?

Para entender o Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300), precisamos antes compreender o significado do termo “índice” no mercado de ações e bolsa de valores. Para isso, vamos utilizar uma analogia simples e que todos nós já experimentamos.

Imagine uma escola, tudo bem? A escola é composta por diversas salas, que têm em cada uma delas dezenas de estudantes. Vamos focar primeiramente na turma A.

Cada estudante dessa turma terá um desempenho estudantil especifico durante o ano letivo. Alguns deles terão constantemente boas notas, outros, porém, terão constantemente notas mais baixas. Alguns poderão ter notas boas apenas no começo do ano e baixas no fim do ano, e vice versa.

Os estudantes nessa analogia, representam as ações das empresas. Cada ação, assim como os estudantes, tem um desempenho específico durante o ano.

Umas irão bem o ano todo, outras irão mal o ano todo, enquanto algumas têm desempenho médio, outras podem ir mal apenas no começo do ano e evoluírem com o passar do tempo. Enfim, cada uma delas terá um desempenho especifico.

Porém, para conseguirmos analisar o desempenho da turma A como um todo, não podemos focar apenas no desempenho dos melhores ou piores estudantes. Precisaremos então criar o Índice Turma A, que analisará o desempenho médio de todos os estudantes dessa sala.

Com as ações acontece o mesmo. É criado um Índice, nesse caso o CSI 300 (CSI300), que representa o desempenho médio diário das 300 ações de empresas de Shanghai e Shenzhen.

Dessa forma, o Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300) - assim como todos os outros índices - servirá como uma espécie de termômetro para avaliar como o mercado está naquele momento.

Quando em alta, significa que o momento é de crescimento e otimismo. Quando em baixa significa uma retração no desempenho de algumas empresas.

Além disso o índice CSI 300 (CSI300) também servirá como parâmetro para avaliarmos uma ação isoladamente ou algum outro índice, como o SSEC (Shanghai Composite), índice que avalia as ações de empresas de Shanghai desde 1991.

Qual é o desempenho do Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300)?

O índice CSI 300 (CSI300) representa cerca de 60% do valor de mercado de Shanghai e Shenzhen.

Desde 2005, o índice CSI 300 (CSI300) passa por momentos de alta e de baixa. Em 2007, por exemplo, ele alcançou sua máxima histórica com 5.688 pontos. A maior queda registrada veio no ano seguinte, chegando a bater 1.663 pontos.

Desde então, o índice sofreu para retomar o desempenho passado e só conseguiu se recuperar em fevereiro de 2021, evidenciando uma recuperação da segunda maior economia do mundo.

É possível investir no Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300)?

Não é possível investir em um índice de maneira direta, uma vez que ele apenas reflete o desempenho do mercado. No entanto, alguns índices, como o CSI 300 têm seus ETFs atrelados, que são basicamente fundos que replicam as ações do índice.

Nesses ETFs, sim, é possível investir.

No caso do Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300), seu ETF é o ASHR (Xtrackers Harvest CSI 300 China A-Shares). Ou seja, caso haja vontade de investir em todas as ações do índice, o ETF ASHR é a única escolha possível.

Termo do dia

Economia Criativa

O que é a Economia Criativa? Economia criativa é o nome dado a uma modalidade específica de produção e comercialização de bens e serviços, onde o…