Sentimento do Mercado (Market Sentiment)

Última modificação em 08 de Setembro de 2021 às 05:43

O que é sentimento do mercado?

Sentimento do mercado é a percepção dos investidores em relação a determinados ativos ou ao mercado como um todo.

Uma grande preocupação dos operadores da Bolsa, em geral, é entender qual é a “tendência” do mercado. Ou seja, é a pergunta que não quer calar: vai subir ou vai cair?

Como sabemos, não existe certeza, principalmente nos mercados de risco elevado. Porém, levando em conta fatores técnicos e fundamentais, podemos fazer projeções sobre os movimentos dos ativos no futuro próximo.

A resposta obtida para essa somatória de fatores, projeções e, por vezes, a própria intuição do investidor, é chamada de sentimento do mercado.

Quais fatores influenciam o sentimento do mercado?

Apesar de muitas empresas venderem indicadores de sentimento de mercado, não é possível precisar ou quantificar algo que é, por natureza, subjetivo. 

Portanto, o importante aqui é entender o que pode conduzir a esse sentimento, de forma a se posicionar favoravelmente à tendência.

Lembrando: seja qual for a sua conclusão a esse respeito, nenhum fator isolado garante lucro no mercado financeiro.

Um dos elementos é a política. Instabilidades institucionais, mudanças de governo, de políticas econômicas e de visões ideológicas de um país influenciam o mercado para cima, para baixo ou para a estabilidade.

O mesmo acontece com as ações, com relação a mudanças de abordagem em sua governança, mudanças de nicho e decisões de alto impacto empresarial.

O momento econômico entra também no processo decisório dos investidores. Um mercado robusto e em ascensão contínua motiva para a compra, enquanto a ideia de que um ativo possa estar em um processo de “bolha” — precificado muito acima do que deveria —  pode afastar capital.

Outro aspecto é a propensão ao risco dos investidores. Períodos risk-on (maior disposição a arriscar) tendem a deslocar capital para ativos com promessas de maior retorno, enquanto períodos risk-off pedem a segurança do dólar e do ouro.

Esses fatores, unidos a outros, como breaking news, reuniões de FOMC e COPOM e fatores geopolíticos podem direcionar a visão dos traders para cima ou para baixo.

Quais são os indicadores de sentimento do mercado?

Como dissemos, o sentimento do mercado não tem um indicador próprio. Porém, alguns índices ajudam a montar um panorama. Citaremos alguns exemplos abaixo.

Índice de Volatilidade VIX

Também conhecido como “Índice do Medo”, está relacionado ao volume operado e ao preço das opções.

Opções, geralmente, são usadas como “seguros” para operações na Bolsa. Se muitos players procuram essas travas de segurança, o índice apresenta maior volatilidade, indicando mais medo de uma reversão de mercado.

AAII Investor Sentiment Survey

Trata-se de uma pesquisa da Associação Americana de Investidores Individuais que, entre tantas realizadas com intuitos similares, pergunta aos investidores sobre sua sensação quanto à tendência do mercado, seja na próxima semana, mês ou ano.

Nessa pesquisa, investidores respondem sobre seu próprio sentimento do mercado de ações e se o vêem como altista, baixista ou neutro.

Razão Put/Call

É o resultado da divisão do número de opções de venda (put) por opções de compra (call). 

Como as opções são uma maneira de avaliar a segurança dos players em relação a suas posições, um mercado com mais opções de venda indica maior medo de queda, e o oposto serve para as calls.

Como usar o sentimento do mercado ao meu favor?

Se é impossível saber a direção do preço com certeza, é importante nos guiarmos pelas armas e princípios que temos à mão.

Analisar índices puramente pela sua tendência gráfica pode ser um erro se a visão geral for mais do que uma reversão que se avista.

Assim, a atitude mais inteligente é sempre seguir sua estratégia vencedora de investimentos e avaliar se o momento é de alavancar ou diminuir as posições, ainda considerando o sentimento de mercado.

Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo.100.000 investidores já fizeram isso!

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo