Última modificação em 26 de março de 2021

Quem é Rubens Menin?

Rubens Menin é um empresário brasileiro, natural de Minas Gerais, mais conhecido como cofundador e CEO da construtora MRV. Além disso, ele é — ao lado do jornalista Douglas Tavolaro — responsável por trazer a CNN para o Brasil. Com o título de “CNN Brasil”, o canal de notícias 24 horas estreou no país em março de 2020.

Uma curiosidade sobre Menin é que ele é considerado por muitos veículos especializados como um bilionário oculto — sua fortuna estimada é de R$ 6,4 bilhões. Essa lista é composta por profissionais que são bastante discretos e que não aparecem em listas dos mais ricos do planeta.

Por meio da MRV, Rubens Menin é patrocinador do time de futebol Atlético Mineiro, de Minas Gerais. Já foi patrocinador de Bruno Senna, piloto da Fórmula 1 e, em 2018, foi considerado como o empreendedor do ano pela Ernst & Young.

Qual é a trajetória de Rubens Menin até aqui?

Natural de Belho Horizonte, Minas Gerais, Menin começou sua trajetória bem cedo. Todo o seu trabalho contribuiu para o desenvolvimento do país. A seguir, um pouco sobre como o empresário trilhou seu caminho até o status atual.

Trajetória acadêmica

Por ter nascido em uma família de engenheiros civis, o caminho mais natural para Rubens Menin foi o de seguir os mesmos passos. Por isso, se formou em Engenharia em 1978 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ainda na faculdade, com apenas 18 anos, Menin conseguiu um estágio em que era supervisor de obras em áreas bastante pobres da região metropolitana da capital do estado, Belo Horizonte. Pode-se dizer que foi dessa experiência que surgiu a criação da MRV, que aconteceria mais tarde.

Trajetória profissional

Em 1979, apenas um ano após se formar na faculdade, Menin, junto com seu primo Mário Lúcio Pinheiro Menin, fundou a MRV. A empresa Veja Engenharia Ltda também estava na empreitada. Dois anos depois, as primeiras casas de alvenaria foram entregues no bairro de Vila Clóris, em Belo Horizonte.

No final dos anos 1990, a construtora já tinha presença no interior do estado de São Paulo e em alguns lugares da região Sul do Brasil. A expansão continuou e, em 2007, a MRV aproveitou a onda de ofertas públicas iniciais e expandiu ainda mais seu capital. Com esse recurso em caixa, conseguiu crescer de forma exponencial. Até hoje, já foram entregues mais de 300 mil habitações em 21 estados e no Distrito Federal.

Em 1994, Menin fundou o Banco Intermedium, hoje conhecido como Banco Inter. À época, a instituição era limitada a uma operação mais regional e com grande apelo ao mercado imobiliário. Os principais serviços eram empréstimos garantidos por imóveis e, atualmente, o banco conseguiu se transformar na maior companhia da família.

Vale citar que, ao longo dos anos, Rubens expandiu seus negócios. O empresário tem negócios no segmento de galpões logísticos, com a LOGG3, de loteamentos urbanos, com a Urbamais, construção civil nos Estados Unidos, com a empresa AHS e, recentemente, no campo da comunicação, com a CNN Brasil.

Qual posição Rubens Menin ocupa atualmente?

Em 2014, Menin anunciou oficialmente que deixaria a direção da MRV para se dedicar de forma exclusiva ao conselho de administração do negócio. Já em janeiro de 2019, confirmou que conseguiu o licenciamento da marca CNN para que o canal fosse lançado no Brasil. Imediatamente, contratou Douglas Tavolaro, ex-diretor e vice-presidente de jornalismo da Record Tv, para fazer parte dessa empreitada junto dele.

A emissora, chamada CNN Brasil, foi inaugurada em 15 de março de 2020 com um especial preparado pelos jornalistas Evaristo Costa e Monalisa Perrone. O papel de Rubens Menin no negócio é o de investidor e cofundador. Toda a sua experiência de gestão de negócios foi um fator essencial para que ele conseguisse trazer a marca para o Brasil.

Termo do dia

CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas

O que é o CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas? Classificação Nacional de Atividades Econômicas (a CNAE) é o nome dado a um tipo específico…