Última modificação em 21 de janeiro de 2021

O que é Retail Broker?

Retail Broker é o nome de um selo de certificação concedido para corretoras que ofereçam aos seus clientes um serviço de excelência tanto em termos operacionais e organizacionais, como principalmente no atendimento ao cliente.

Para receber o Retail Broker, a empresa precisa ser uma das principais referências do mercado no quesito, com uma gestão profissional e requisitos importantes para a prática da atividade intermediária entre os seus clientes e os seus respectivos ativos — como veremos ao longo do artigo.

Assim, podemos dizer que esse tipo de certificação também contribui com a identificação de boas empresas para que o investidor possa trabalhar. Para receber esse atestado de qualidade, a corretora precisa oferecer um alto nível de serviço, algo que contribui com a tranquilidade dos seus clientes na escolha dos produtos.

Quem pode receber o Retail Broker?

Como você já deve ter percebido, esse é um certificado concedido para as Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários — companhias que, popularmente, chamamos apenas por corretora.

E o que seriam as corretoras? Nada mais são do que agentes intermediários cuja função é fazer uma integração do Mercado Financeiro, oferecendo aos clientes produtos que possam ser utilizados para investimentos e, claro, serviços que contribuam com os objetivos de lucro no longo prazo.

Neste sentido, as corretoras diferenciam-se dos bancos na medida em que não são plataformas destinadas ao uso de funções financeiras básicas, mas sim para acessos a produtos específicos de investimentos — como fundos de investimentos, ações, fundos imobiliários, títulos públicos, entre outros.

É verdade que os bancos também oferecem esse tipo de serviço quando possuem, em sua estrutura organizacional, a função de corretora. Contudo, como não poderia deixar de ser, há uma gama menor de produtos visto que existe o interesse de vender ativos que sejam da própria marca da instituição bancária.

Assim, as corretoras oferecem uma série de produtos os quais, inclusive, podem mesclar aqueles ofertados nas plataformas bancárias. E esse diferencial pode ser um dos motivos pelos quais a empresa recebe o Retail Broker.

Como conquistar o Retail Broker?

Para receber o selo Retail Broker, uma corretora precisa cumprir alguns requisitos técnicos. É, afinal, um certificado importante que exige uma atuação completa e coerente com seu mercado de atuação — não sendo, portanto, distribuído aleatoriamente.

O primeiro ponto que deve ser atendido pelas empresas está na assessoria e no atendimento prestado aos seus clientes, especialmente aqueles que são registrados como Pessoas Físicas. Vale lembrar, esse modelo de instituição financeira também pode atender investidores institucionais.

Além disso, é essencial que a corretora mostra atualização tecnológica para receber o Retail Broker. É mandatório então que exista, em seu portfólio de produtos, uma ferramenta moderna e eletrônica para a negociação dos ativos. É por meio dela que os produtos financeiros são negociados entre os seus investidores.

Por fim, não podemos nos esquecer que o Retail Broker abrange também uma oferta de serviços completa e diferenciada. Em outras palavras, além de toda questão da tecnologia, as corretoras devem promover uma boa variedade de produtos, permitindo aos investidores que diversifiquem suas carteiras de investimentos sem depender de outras instituições do segmento.

Há ainda o diferencial de oferecer material educacional, contribuindo com a educação e a formação de novos investidores no mercado financeiro.

Outros certificados para corretoras

O Retail Broker é apenas um dos certificados que podem ser concedidos para as corretoras, atestando suas qualidade e confiabilidade. Veja outros exemplos de selos do segmento:

Cada um deles tem uma função específica e, com base nesse tipo de informação, as corretoras são classificadas, contribuindo com a avaliação dos investidores.

Termo do dia

Superávit Comercial

O que é superávit comercial? Balança comercial favorável ou superávit comercial são termos usados para indicar que o valor dos bens e serviços exportados por uma nação…