Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Retail Broker

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/12/2020 às 20:32 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Retail Broker?

Retail Broker é o nome de um selo de certificação concedido para corretoras que ofereçam aos seus clientes um serviço de excelência tanto em termos operacionais e organizacionais, como principalmente no atendimento ao cliente.

Para receber o Retail Broker, a empresa precisa ser uma das principais referências do mercado no quesito, com uma gestão profissional e requisitos importantes para a prática da atividade intermediária entre os seus clientes e os seus respectivos ativos — como veremos ao longo do artigo.

Assim, podemos dizer que esse tipo de certificação também contribui com a identificação de boas empresas para que o investidor possa trabalhar. Para receber esse atestado de qualidade, a corretora precisa oferecer um alto nível de serviço, algo que contribui com a tranquilidade dos seus clientes na escolha dos produtos.

Quem pode receber o Retail Broker?

Como você já deve ter percebido, esse é um certificado concedido para as Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários — companhias que, popularmente, chamamos apenas por corretora.

E o que seriam as corretoras? Nada mais são do que agentes intermediários cuja função é fazer uma integração do Mercado Financeiro, oferecendo aos clientes produtos que possam ser utilizados para investimentos e, claro, serviços que contribuam com os objetivos de lucro no longo prazo.

Neste sentido, as corretoras diferenciam-se dos bancos na medida em que não são plataformas destinadas ao uso de funções financeiras básicas, mas sim para acessos a produtos específicos de investimentos — como fundos de investimentos, ações, fundos imobiliários, títulos públicos, entre outros.

É verdade que os bancos também oferecem esse tipo de serviço quando possuem, em sua estrutura organizacional, a função de corretora. Contudo, como não poderia deixar de ser, há uma gama menor de produtos visto que existe o interesse de vender ativos que sejam da própria marca da instituição bancária.

Assim, as corretoras oferecem uma série de produtos os quais, inclusive, podem mesclar aqueles ofertados nas plataformas bancárias. E esse diferencial pode ser um dos motivos pelos quais a empresa recebe o Retail Broker.

Como conquistar o Retail Broker?

Para receber o selo Retail Broker, uma corretora precisa cumprir alguns requisitos técnicos. É, afinal, um certificado importante que exige uma atuação completa e coerente com seu mercado de atuação — não sendo, portanto, distribuído aleatoriamente.

O primeiro ponto que deve ser atendido pelas empresas está na assessoria e no atendimento prestado aos seus clientes, especialmente aqueles que são registrados como Pessoas Físicas. Vale lembrar, esse modelo de instituição financeira também pode atender investidores institucionais.

Além disso, é essencial que a corretora mostra atualização tecnológica para receber o Retail Broker. É mandatório então que exista, em seu portfólio de produtos, uma ferramenta moderna e eletrônica para a negociação dos ativos. É por meio dela que os produtos financeiros são negociados entre os seus investidores.

Por fim, não podemos nos esquecer que o Retail Broker abrange também uma oferta de serviços completa e diferenciada. Em outras palavras, além de toda questão da tecnologia, as corretoras devem promover uma boa variedade de produtos, permitindo aos investidores que diversifiquem suas carteiras de investimentos sem depender de outras instituições do segmento.

Há ainda o diferencial de oferecer material educacional, contribuindo com a educação e a formação de novos investidores no mercado financeiro.

Outros certificados para corretoras

O Retail Broker é apenas um dos certificados que podem ser concedidos para as corretoras, atestando suas qualidade e confiabilidade. Veja outros exemplos de selos do segmento:

Cada um deles tem uma função específica e, com base nesse tipo de informação, as corretoras são classificadas, contribuindo com a avaliação dos investidores.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados