Plataforma BTB – Empréstimo de Ativos
O que é a Plataforma BTB – Empréstimo de Ativos?
A Plataforma BTB – Empréstimo de Ativos é um espaço online que foi criado com o objetivo de aperfeiçoar o mercado de empréstimo de ativos. Organizada pela B3, oferece aos interessados serviços de negociação eletrônica de contratos desses empréstimos.
Um dos maiores diferenciais dessa plataforma é a eficiência que ela oferece nas negociações eletrônicas, uma vez que consegue manter a dinâmica do mercado de balcão. Além disso, acelera o acesso ao mercado e reduz investimentos em TI.
Como é feito o acesso à Plataforma BTB?
O acesso à Plataforma BTB é feito por meio do Terminal BTB, que oferece funcionalidades de consultas a Market Data (cotações) entre outros serviços, e pela API BTB — que, permite tanto a flexibilização do consumo de cotações quanto do roteamento de ofertas. Para entrar nesse ambiente virtual, é preciso contratar credenciais com perfis adequados às categorias em que o contratante se enquadra e que ofereça as funcionalidades desejadas.
As instituições podem se encaixar em categorias como:
- PL, ou participantes de liquidação;
- ACST, agente de custódia;
- PNP, ou participantes de negociações plenos;
- Buy side, ou seja, fundações, gestoras ou outras instituições que foram autorizadas previamente.
Caso os interessados tenham alguma dúvida em relação ao cadastro das categorias, é possível entrar em contato diretamente com o departamento de cadastros. Todos os detalhes das características das ofertas enviadas a partir do terminal e das suas funcionalidades podem ser acessados diretamente pelo site da B3.
Quais são os perfis de usuário da Plataforma BTB?
Um usuário que entra na Plataforma BTB pode utilizar tanto o Terminal quanto a API. No primeiro caso, os utilizadores têm, no geral, algumas características específicas que podem ou não estar combinadas em um mesmo perfil. São elas:
- controle de risco, que é o cadastro dos limites na pré-negociação dentro da plataforma;
- negociação, que se trata do envio e do cancelamento de ofertas nos livros das modalidades D+0 e D+1 da plataforma eletrônica em que a negociação é feita;
- autorização, que nada mais é que as autorizações de negócios e ofertas direcionados pelos participantes;
- consulta, que se trata de todas as que são feitas sobre negócios, ofertas e demais relatórios disponíveis na plataforma;
- registro, que, de fato, registra os negócios já realizados em balcão entre o PL e PNP que já têm autorização para operar na plataforma.
Os perfis de usuários da API BTB são um pouco diferentes. Eles estão disponíveis apenas para instituições que se enquadram no perfil de Buy Side, que permite o aceso aos módulos de negociação e de market data da plataforma.
Como são as credenciais de acesso à Plataforma BTB?
As credenciais de acesso à Plataforma BTB por meio do Terminal são fornecidas de forma individual. Sendo assim, cada um dos operadores da instituição deve ter a sua, que é de acesso exclusivo. Cada uma delas tem cobrança realizada de forma mensal e a B3 pode aplicar reduções nos preços de determinados perfis de acesso, os quais podem ser reajustados após reavaliação em momentos oportunos.
Outra forma de ter acesso ao Terminal BTB é por contingência, porém, essa maneira de acessar a plataforma só está disponível para PL ou PNP. Nessas condições, os usuários recebem um total de 100% de redução no preço quando utilizam exclusivamente em um período de acesso por meio da mensageria SMP-ISSO. É importante frisar que a B3 dispõe de mecanismos para identificar eventuais utilizações em períodos que não haja indisponibilidade.
Por fim, as credenciais de acesso à Plataforma BTB por meio da API são fornecidas individualmente por instituição. Isso significa, então, que cada uma delas pode ter uma credencial exclusiva de acesso. A cobrança também é realizada mensalmente por meio de boleto bancário e a B3 pode aplicar redução no preço após avaliação também em momentos oportunos.