Última modificação em 26 de fevereiro de 2021

O que é a Plataforma BTB – Empréstimo de Ativos?

A Plataforma BTB – Empréstimo de Ativos é um espaço online que foi criado com o objetivo de aperfeiçoar o mercado de empréstimo de ativos. Organizada pela B3, oferece aos interessados serviços de negociação eletrônica de contratos desses empréstimos.

Um dos maiores diferenciais dessa plataforma é a eficiência que ela oferece nas negociações eletrônicas, uma vez que consegue manter a dinâmica do mercado de balcão. Além disso, acelera o acesso ao mercado e reduz investimentos em TI.

Como é feito o acesso à Plataforma BTB?

O acesso à Plataforma BTB é feito por meio do Terminal BTB, que oferece funcionalidades de consultas a Market Data (cotações) entre outros serviços, e pela API BTB — que, permite tanto a flexibilização do consumo de cotações quanto do roteamento de ofertas. Para entrar nesse ambiente virtual, é preciso contratar credenciais com perfis adequados às categorias em que o contratante se enquadra e que ofereça as funcionalidades desejadas.

As instituições podem se encaixar em categorias como:

Caso os interessados tenham alguma dúvida em relação ao cadastro das categorias, é possível entrar em contato diretamente com o departamento de cadastros. Todos os detalhes das características das ofertas enviadas a partir do terminal e das suas funcionalidades podem ser acessados diretamente pelo site da B3.

Quais são os perfis de usuário da Plataforma BTB?

Um usuário que entra na Plataforma BTB pode utilizar tanto o Terminal quanto a API. No primeiro caso, os utilizadores têm, no geral, algumas características específicas que podem ou não estar combinadas em um mesmo perfil. São elas:

Os perfis de usuários da API BTB são um pouco diferentes. Eles estão disponíveis apenas para instituições que se enquadram no perfil de Buy Side, que permite o aceso aos módulos de negociação e de market data da plataforma.

Como são as credenciais de acesso à Plataforma BTB?

As credenciais de acesso à Plataforma BTB por meio do Terminal são fornecidas de forma individual. Sendo assim, cada um dos operadores da instituição deve ter a sua, que é de acesso exclusivo. Cada uma delas tem cobrança realizada de forma mensal e a B3 pode aplicar reduções nos preços de determinados perfis de acesso, os quais podem ser reajustados após reavaliação em momentos oportunos.

Outra forma de ter acesso ao Terminal BTB é por contingência, porém, essa maneira de acessar a plataforma só está disponível para PL ou PNP. Nessas condições, os usuários recebem um total de 100% de redução no preço quando utilizam exclusivamente em um período de acesso por meio da mensageria SMP-ISSO. É importante frisar que a B3 dispõe de mecanismos para identificar eventuais utilizações em períodos que não haja indisponibilidade.

Por fim, as credenciais de acesso à Plataforma BTB por meio da API são fornecidas individualmente por instituição. Isso significa, então, que cada uma delas pode ter uma credencial exclusiva de acesso. A cobrança também é realizada mensalmente por meio de boleto bancário e a B3 pode aplicar redução no preço após avaliação também em momentos oportunos.

Termo do dia

ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial

O que é ISE? O ISE – sigla correspondente a “Índice de Sustentabilidade Empresarial” – é um recurso utilizado para mensurar qual o nível de sustentabilidade que as…