Última modificação em 1 de dezembro de 2020

O que é Overnight?

Overnight signfica “durante a noite”. No entanto, no mercado financeiro esse termo assume outro significado - as operações financeiras feitas rotineiramente pelos bancos no open market para obter recursos para financiar suas posições em títulos públicos também são chamadas de overnight.

Esses títulos públicos, com vencimento residual de um dia, são negociados com os investidores mediante taxas administrativas e de corretagem

Pode-se dizer, portanto, que a posição overnight é composta por títulos que foram mantidos de um dia para o outro. No entanto, os investidores noturnos correm alguns riscos para manter sua posição, uma vez que alguns fatores influenciam o valor das ações durante a noite. 

Entendendo melhor o overnight

O mercado financeiro reabre todas as manhãs — na abertura, a cotação das ações reflete os acontecimento da noite anterior, o que significa que as negociações não são totalmente suspensas durante a noite.

De fato, no período noturno, os investidores usam plataformas eletrônicas para comprar e vender ações - essas operações são chamadas de “negociações fora de horas” ou NFHs.

Taxa de overnight

O mercado financeiro opera com diferentes taxas:

A taxa over ou overnight é muito utilizada nas negociação do open market e permite verificar a rentabilidade de diferentes produtos como o hot money e o CD. É obtida ao multiplicar a taxa de juros diária por trinta, embora um mês possua 23 dias úteis. 

No entanto, essa taxa pode levar ao erro e para aplicá-la corretamente é preciso acompanhar o mercado  financeiro diariamente.

Características da taxa nominal over

A taxa nominal over apresenta algumas características:

Assim, para obter a taxa de juros paga por dia é preciso converter a taxa anual em taxa diária, usando a fórmula de Equivalência de Taxas de Juros.

Taxa over mês

A taxa over mês  é obtida ao multiplicar a taxa diária efetiva por 30. 

Os fundos overnight são a categoria mais segura de fundos de dívida disponíveis. No entanto, os investidores devem ter em mente algumas características do fundo antes de investir. 

Primeiro, os fundos overnight não são projetados para otimizar os retornos. Na verdade, são semelhantes a uma conta poupança, ou seja, é um investimento seguro que pode ser resgatado rapidamente. Assim, os fundos overnight tendem a oferecer retornos relativamente baixos.

No entanto, há uma grande variação entre os diferentes fundos no mercado no que diz respeito a retornos e índices de despesas. Portanto, os investidores devem analisar cuidadosamente o mercado e escolher os fundos com histórico consistente de bom desempenho e baixo custo.

Em segundo lugar, investir em fundos overnight oferece baixo retorno. Embora seja uma boa ideia alocar algum dinheiro nesses ativos, pode não ser inteligente mudar inteiramente para fundos overnight, simplesmente, para evitar riscos. 

Nesse caso, o ideal é investir em fundos líquidos que detêm títulos de alta qualidade.

Termo do dia

Mercado de Crédito

O que é mercado de crédito? O mercado de crédito é parte integrante do Sistema Financeiro Nacional, composto ainda pelos mercados de câmbio (moeda), capitais (valores…