OTC (Over the counter)

Última modificação em 14 de Dezembro de 2020 às 06:41

O que é OTC?

Over-the-counter ou OTC é um mercado descentralizado no qual os participantes negociam ações, commodities, moedas ou outros ativos diretamente entre as partes, sem a intermediação de uma central de câmbio ou corretor. 

Dito de outro modo, o over-the-counter é um mercado de ações no qual as negociações não seguem as regras estabelecidas pela bolsa de valores, o que permite que empresas de pouco destaque no mercado e sem participação na bolsa possam captar recursos para financiar novos projetos ou aumentar a sua liquidez.

Não contam com locais físicos, em vez disso, a negociação é conduzida eletronicamente. No Brasil, o OTC é chamado de mercado de balcão.

Como é a divisão do sistema de negociação de ativos?

O sistema de venda de ações pode ser divido em três segmentos:

  • Mercado de bolsa: É um ambiente organizado, do qual somente empresas auditadas, com boa relação com os investidores e que exibem boas práticas de governança corporativa podem participar. Aqui, as organizações precisam atualizar as informações no sistema a cada 15 minutos.;
  • Mercado de balcão organizado: Permite que os investidores vendam ou comprem ativos ainda não registrados de empresas não inseridas na bolsa de valores. Essas organizações não são auditadas e podem atualizar as negociações apenas ao final do pregão;
  • Mercado de balcão não-organizado: Não há nenhum registro dos ativos negociados, o que dá espaço para a compra ou venda de ativos sem liquidez.

Pode-se dizer então, que o over-the-counter é o mercado não-organizado no qual os investidores compram e vendem ações de empresas não registradas na bolsa de valores. Essas negociações são regidas pela lei da oferta e da demanda.

Assim como na bolsa de valores, as negociações ocorrem em uma plataforma online ou por telefone. No entanto, as operações não são administradas por intuições financeiras registradas pela Comissão de Valores Mobiliários.

Como o OTC é regulamentado?

Embora seja um mercado não organizado, o OTC possui uma regulamentação que garante que os ativos possam ser comprados ou vendidos e os investidores transferiram valores com segurança. 

No Brasil, a regulamentação do OTC é feita pela SOMA (Sociedade Operadora de Mercado de Ativos) — a partir do lançamento dessa plataforma os títulos que eram negociados no mercado balcão passaram a ser registrados. 

No entanto, embora não ocorram na bolsa,  as negociações realizadas nesse mercado são fiscalizadas e autorizadas pela CVM, de modo que é possível controlar o volume financeiro negociado e o fluxo de ordens. Tudo isso levou a B3 a comprar a SOMA que passou a se chamar SOMA FIX.

Como vender e comprar ativos no mercado de balcão?

O mercado balcão não conta com um espaço físico para negociação, assim as negociações não precisam ser intermediadas como ocorre na bolsa de valores - no OTC, os investidores compram e vendem ativos diretamente da corretora ou do banco de investimentos.

Assim, os bancos de investimento registram todas as operações efetivadas até o final do dia. Caso um investidor deseje comprar ativos no OTC, o ideal é optar pelo mercado organizado que oferece leitura de volume financeiro e garante que o dinheiro será transferido com segurança.

Jerome Powell

Jerome Powell

Quem é Jerome Powell? Jerome Powell, ou simplesmente “Jay” Powell, é o atual presidente do Federal Reserve (Fed) - que é o sistema de Bancos Centrais dos...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo