Omnichannel

Última modificação em 10 de Agosto de 2021 às 06:28

O que é Omnichannel?

Calma, não é nenhum monstro alienígena! Omnichannel é o nome dado a estratégia de marketing que busca a satisfação de 100% na experiência do cliente, seja pelo meio virtual ou pelo meio físico.

Houve um tempo em que só se comprava bens ou serviços através de uma loja física, você se lembra? Tampouco existiam meios de contato entre o cliente e determinada marca, por exemplo.

Aos poucos, dada a evolução social e tecnológica, as coisas foram mudando. O mundo virtual entrou em jogo, possibilitando a expansão do comércio para o universo digitais – famoso e-commerce.

Meios de comunicação também foram desenvolvidos, como sites, blogs, redes sociais, entre muitos outros. Hoje, uma boa marca é aquela que está presente em todas as plataformas digitais, além de possuir uma ótima e acessível estrutura física.

Será que só isso basta?

Como o Omnichannel funciona?

Levar uma marca aonde seu cliente está é, de fato, algo importantíssimo. Entretanto, estar presente na internet e no mundo físico não são ações suficientes para garantir o sucesso das vendas, tampouco a ascensão de uma empresa.

O Omnichannel trata exatamente disso: mais do que vender, é preciso proporcionar uma ótima experiência ao consumidor!

Portanto, o Omnichennel é uma estratégia baseada na percepção que uma marca é capaz de deixar em seu cliente – comumente chamado de shopper (“comprador”, em português). Além disso, possui como característica principal proporcionar uma experiência 100% satisfatória em qualquer que seja o meio de vendas por onde o cliente tenha sido atraído.

Essa é uma estratégia totalmente ligada ao branding empresarial, além dos múltiplos canais e diversos meios de comunicação. Entenda que, não basta utilizar todos os recursos disponíveis, mas é necessário fazer com que o shopper tenha algum tipo de percepção positiva sobre a marca.

Essa é, inclusive, a diferença entre Multichannel e Omnichannel. O primeiro utiliza muitos meios de venda, enquanto o segundo preocupa-se com a experiência de compra proporcionada por cada um deles.

No Omnichannel, o cliente que consome através de um site deve se sentir tão conectado a marca quanto numa loja física, por exemplo. É uma estratégia baseada numa integração Inteligente, capaz de proporcionar uma visão holística ao comprador.

Vale esclarecer que, quando falamos em experiência do cliente, estamos falando sobre toda a cadeia comercial. Ou seja, vai desde a captação até o pós-venda.

Qual é a relação do Omnichannel com o mercado financeiro?

De acordo com IDC Retail Insights, corporação situada nos Estados Unidos, consumidores com boas experiências de compram tente a gastar quase 30% a mais em comparação aqueles que não obtiveram boa ou qualquer experiência com a marca.

Portanto, o Omnichannel se relaciona com o mercado financeiro a partir do momento em que auxilia no consumo de bens e serviços, incentivando a produção industrial e elevando o valor de muitas empresas no mercado – principalmente aquelas que possuem ações na Bolsa de Valores.

Essa é, sem dúvidas, a maior vantagem em relação a essa estratégia de marketing e desenvolvimento. Um branding bem trabalhado é capaz de gerar lucro a companhia.

Vale esclarecer que a implementação do Omnichannel requer muita avaliação, uma série de testes, estudos e, principalmente, paciência! Integralizar todos os meios de comunicação e canais de venda não é tarefa fácil, não acontece num piscar de olhos.

Prova disso é que, até 2018, apenas 3,5% das empresas brasileiras poderiam ser classificadas como praticantes dessa estratégia tão valiosa.

Portanto, é um tipo de recurso que leva tempo para ser completamente implementado. Mas, uma vez implementado, poderá influenciar diretamente no faturamento da marca e, consequentemente, no fluxo econômico do país.

Jerome Powell

Jerome Powell

Quem é Jerome Powell? Jerome Powell, ou simplesmente “Jay” Powell, é o atual presidente do Federal Reserve (Fed) - que é o sistema de Bancos Centrais dos...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo