NIRE
O que é NIRE
NIRE, ou Número de Identificação do Registro de Empresas, é exatamente o que o nome diz: um número único que permite identificar o registro da empresa junto à Junta Comercial do estado. Ele atesta a existência da empresa naquele estado.
O NIRE é composto, na maioria dos casos, por 11 dígitos, que indicam a UF em que a empresa está registrada, o tipo de organização, e ainda um dígito verificador.
O surgimento do NIRE
O Número de Identificação do Registro de Empresas foi criado com a Lei Federal nº 8.934, no ano de 1994. Desde então, ele é obrigatório para todas as empresas atuantes no mercado brasileiro ou que têm sua sede no território do país.
Importância do NIRE
O NIRE é essencial para que a empresa atue regularmente no desenvolvimento de suas atividades. Sem esse número e o que ele representa (o fato de que a empresa está devidamente registrada na Junta Comercial), o negócio fica sujeito a sanções, como o confisco de seus produtos.
Além disso, vale a pena lembrar que muitos fornecedores e clientes exigem as informações legais da empresa antes de fechar negócios, como forma de obter mais segurança nos negócios. Ao observar que a empresa não tem NIRE e, portanto, não tem CNPJ, eles podem se recusar a fazer contratos.
Sem o CNPJ, a empresa também não consegue emitir Notas Fiscais ou fazer registro na carteira de trabalho dos funcionários. Ou seja, a falta do Número de Identificação do Registro de Empresas representa uma série de obstáculos para que o negócio desempenhe suas atividades.
Como o NIRE é obtido
O NIRE é obtido quando o contrato social da empresa é registrado na Junta Comercial. Esse é um dos passos essenciais para a abertura de empresas. Sem o NIRE, não é possível obter o CNPJ.
Para obter o Número de Identificação do Registro de Empresas, é preciso consultar a viabilidade do nome com que se pretende registrar a empresa (para confirmar se já existe outra com o mesmo nome). Depois dessa consulta, é preciso comparecer à Junta com a documentação para o registro:
- Cópia autenticada do documento de identidade do proprietário, sócios ou administradores;
- Contrato Social;
- Preenchimento do Requerimento Padrão da Junta Comercial;
- Preenchimento da Ficha de Cadastro Nacional;
- Comprovante de pagamento das taxas.
Cancelamento do NIRE
O Número de Identificação do Registro de Empresas será necessariamente cancelado quando a empresa é fechada pela vontade dos sócios.
Além disso, existe a possibilidade do cancelamento compulsório em casos previstos pela legislação; por exemplo, no caso de empresas que há mais de 10 anos não realizam nenhum arquivamento de atos empresariais, como alteração contratual. Essas empresas são consideradas inativas.