Última modificação em 20 de maio de 2021

Quem é Naval Ravikant?

Naval Ravikant é um empresário indiano que atua como investidor anjo, além de ser empresário e podcaster. Ele é mais conhecido na sua área de atuação por ser presidente, CEO e um dos fundadores da AngelList.

Outras pessoas, no entanto, podem conhecê-lo de suas outras outras atividades empresariais, como a fundação da Epinions, ou por conta de suas atividades como criador de conteúdo para o podcast e blog do Venture Hacks. Ravikant também teu seu próprio podcast, chamado Naval, e já participou como convidado de vários outros podcasts da área.

Qual é a trajetória de Naval Ravikant até aqui?

Naval nasceu na Índia e, ainda muito jovem, se mudou com toda a sua família para os Estados Unidos. Lá, traçou toda a sua trajetória tanto acadêmica quanto profissional. A seguir, um pouco mais sobre cada uma delas.

Trajetória acadêmica

Ainda no colegial, Ravikant começou a se interessar muito por tecnologia. Por isso, assim que conclui essa etapa dos estudos, já ingressou no curso de Ciências da Computação na Dartmouth College. Ainda no campo acadêmico, o profissional se formou em Economia pela mesma instituição.

Trajetória profissional

A trajetória profissional de Naval começa em um portal de notícias chamado Excite. O, então jovem, começou a atuar na empresa no ano de 1996, exatamente um ano após o término da faculdade. Logo na sequência, passou a trabalhar para a Intrinsic Graphics, uma desenvolvedora que, posteriormente, foi vendida para o Google.

Ravikant também teve uma passagem pelo Boston Consulting Group, onde trabalhou como auxiliar na área de tecnologia da organização. Foi na virada do milênio, porém, que o profissional decidiu se arriscar e se mudar para o Vale do Silício, na Califórnia, para começar a sua carreira como empreendedor.

Ainda em 1999, o seu primeiro negócio foi uma empresa chamada Epinions.com. O foco era que ela fosse um fórum online com opiniões e críticas sobre os mais variados produtos. Vale lembrar que esse tipo de negócio não era nada comum naquela época. No ano de 2003, Naval a vendeu para a Dealtime, que a renomeou para “Shopping”. Na mesma época, o empresário também criou outro negócio, o site Vast.

Também foi durante essa época que Ravikant se aproximou bastante do mercado financeiro e, como primeiro negócio nesse ramo, abriu um fundo com foco em capital de risco. Mesmo sem tanto sucesso, o negócio conseguiu ajudar a captar investimentos que contribuíram para a evolução de empresas como o FourSquare e Twitter.

Sem se deixar abater pelo desempenho fraco da sua primeira tentativa, Naval Ravikant enxergou uma oportunidade no meio: investidores que buscavam esse tipo de negociação perdiam muito tempo em conversas que não rendiam frutos. Foi a partir dessa experiência que ele decidiu criar o blog Venture Hack com Babak Nivi. O negócio se tornou tão popular que a dupla decidiu se arriscar ainda mais e criar a AngelList.

O que Naval Ravikant faz atualmente?

Atualmente, Ravikant ocupa o cargo de CEO na AngelList. Em 2010, ele e seu sócio, Babak Niv lançaram essa plataforma por assinatura, que é dedicada aos investidores que buscam por uma boa chance de investir em negócios novos. Já no primeiro ano do negócio, os empreendedores focaram todo o seu trabalho em listar as boas empresas que valiam a pena ser alvo de investidores — além de permitir que novas organizações buscassem por aportes financeiros junto deles.

A AngelList seguiu com um bom crescimento e, durante todo esse período, conseguiu aumentar sua funcionalidade — e assim seguiu nos anos seguintes, dando grande destaque para a atuação de Naval como diretor executivo da empresa.

No ano de 2015, os sócios fizeram o lançamento de uma ferramenta que permitia que as startups levantassem fundos de investimento de forma gratuita. Essa atitude fez com que os especialistas da área passassem a considerar a plataforma como um dos meios que democratizam o mercado financeiro. É por essas e outras que Naval Ravikant é um dos nomes mais influentes desse ramo. O seu foco sempre foi pensar em criar modos para que sua empresa se relacionasse de forma bastante simples com os investidores interessados.

Termo do dia

Rebranding

O que é Rebranding? O rebranding corresponde a um processo de renovação, onde uma marca passa por transformações a fim de se adequar a um novo…