Melhoria Contínua: saiba o que é e como funciona
O que é melhoria contínua?
Melhoria contínua é uma filosofia empresarial japonesa focada em processos que podem melhorar as operações continuamente e envolvem todos os colaboradores. Kaizen, o termo em japonês que originou todo esse conceito, vê a melhoria da produtividade como um processo metódico e gradual.
Todo o processo de melhoria contínua abrange uma gama ampla de ideias. Aqui, o objetivo é tornar o ambiente de trabalho mais eficaz e eficiente ao criar um clima de equipe e melhorar os processos do dia a dia. Tudo isso para garantir o engajamento dos funcionários e tornar o trabalho menos cansativo, mais seguro e mais gratificante.
Como a melhoria contínua funciona?
A melhoria contínua, ou a filosofia Kaizen, tem como foco a entrega just in time, o trabalho padronizado, o uso de equipamentos eficientes, a eliminação de desperdícios e o controle de qualidade. A ideia principal é fazer pequenas mudanças ao longo de um tempo especificado previamente para criar melhorias dentro de uma empresa.
Isso não significa, porém, que as alterações acontecem lentamente. O conceito simplesmente reconhece que pequenas mudanças feitas no presente podem ter grandes impactos no futuro. Essas melhorias, aliás, podem vir de qualquer colaborador e a qualquer momento.
A ideia é que todos tenham participação ativa no sucesso do negócio e que, por isso, todos devem se esforçar em todos os momentos. O objetivo de todo esse esforço é auxiliar na melhoria do modelo de negócios da instituição.
Muitas empresas já adotaram o conceito de melhoria contínua. A Toyota é uma das mais notáveis que pratica essa filosofia dentro da sua organização e que, aliás, a coloca como um de seus valores centrais. Dentro do sistema de produção, a marca capacita e incentiva todos os colaboradores a identificar áreas de melhoria potencial e também a criar soluções viáveis.
Quais são os requisitos para alcançar a melhoria contínua?
As ideias tradicionais japonesas, que são a base do conceito de melhoria contínua, seguem 5 princípios básicos:
- disciplina pessoal;
- trabalho em equipe;
- qualidade;
- moral melhorada;
- sugestões de melhoria.
Esses princípios levam a três resultados principais, que são a padronização, a boa organização e a eliminação do desperdício — que também é conhecido como eficiência econômica. Idealmente, esse conceito se torna tão arraigado à cultura das empresas que se torna natural para todos os colaboradores.
A melhoria contínua prega que não existe um final perfeito e que tudo sempre pode ser melhorado. As pessoas, então, devem se esforçar para inovar e evoluir constantemente. O princípio básico, aliás, é que as pessoas que realizam certas atividades e tarefas são as que mais a conhecem. Sendo assim, a melhor estratégia é incluí-las para efetuar a mudança.
Quais são os objetivos da melhoria contínua?
Um dos principais objetivos do Kaizen é reduzir o desperdício ao mesmo tempo em que a eficiência no ciclo de produção é aumentada. Uma estratégia utilizada para isso é a just in time, que permite que o gerenciamento minimize o excesso de estoque e combine a entrega de matérias-primas dos fornecedores com os cronogramas de produção.
Essa estratégia ainda ajuda as empresas a cortar custos. Isso porque os fabricantes não precisam mais pagar os custos de manutenção do estoque. Ela também reduz o desperdício, já que não é mais necessário permanecer com estoque extra caso um cliente adie ou cancele um pedido.
Um sistema de controle utilizado em conjunto com o just in time é o Kanban. Ele fornece aos funcionários diversas dicas visuais que informam quando é o momento certo de encomendar materiais e peças à medida que se esgotam. Com o uso de cartões coloridos, permite que os próprios colaboradores solicitem a quantidade correta de peças rapidamente ao fornecedor, que as entrega onde são necessárias dentro da fábrica. Isso facilita o processo de melhoria contínua.