Logo Mais Retorno
termos

Melhoria Contínua

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:31/05/2022 às 09:00 -
Atualizado um mês atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é melhoria contínua?

Melhoria contínua é uma filosofia empresarial japonesa focada em processos que podem melhorar as operações continuamente e envolvem todos os colaboradores. Kaizen, o termo em japonês que originou todo esse conceito, vê a melhoria da produtividade como um processo metódico e gradual.

Todo o processo de melhoria contínua abrange uma gama ampla de ideias. Aqui, o objetivo é tornar o ambiente de trabalho mais eficaz e eficiente ao criar um clima de equipe e melhorar os processos do dia a dia. Tudo isso para garantir o engajamento dos funcionários e tornar o trabalho menos cansativo, mais seguro e mais gratificante.

Como a melhoria contínua funciona?

A melhoria contínua, ou a filosofia Kaizen, tem como foco a entrega just in time, o trabalho padronizado, o uso de equipamentos eficientes, a eliminação de desperdícios e o controle de qualidade. A ideia principal é fazer pequenas mudanças ao longo de um tempo especificado previamente para criar melhorias dentro de uma empresa.

Isso não significa, porém, que as alterações acontecem lentamente. O conceito simplesmente reconhece que pequenas mudanças feitas no presente podem ter grandes impactos no futuro. Essas melhorias, aliás, podem vir de qualquer colaborador e a qualquer momento.

A ideia é que todos tenham participação ativa no sucesso do negócio e que, por isso, todos devem se esforçar em todos os momentos. O objetivo de todo esse esforço é auxiliar na melhoria do modelo de negócios da instituição.

Muitas empresas já adotaram o conceito de melhoria contínua. A Toyota é uma das mais notáveis que pratica essa filosofia dentro da sua organização e que, aliás, a coloca como um de seus valores centrais. Dentro do sistema de produção, a marca capacita e incentiva todos os colaboradores a identificar áreas de melhoria potencial e também a criar soluções viáveis.

Quais são os requisitos para alcançar a melhoria contínua?

As ideias tradicionais japonesas, que são a base do conceito de melhoria contínua, seguem 5 princípios básicos:

  • disciplina pessoal;
  • trabalho em equipe;
  • qualidade;
  • moral melhorada;
  • sugestões de melhoria.

Esses princípios levam a três resultados principais, que são a padronização, a boa organização e a eliminação do desperdício — que também é conhecido como eficiência econômica. Idealmente, esse conceito se torna tão arraigado à cultura das empresas que se torna natural para todos os colaboradores.

A melhoria contínua prega que não existe um final perfeito e que tudo sempre pode ser melhorado. As pessoas, então, devem se esforçar para inovar e evoluir constantemente. O princípio básico, aliás, é que as pessoas que realizam certas atividades e tarefas são as que mais a conhecem. Sendo assim, a melhor estratégia é incluí-las para efetuar a mudança.

Quais são os objetivos da melhoria contínua?

Um dos principais objetivos do Kaizen é reduzir o desperdício ao mesmo tempo em que a eficiência no ciclo de produção é aumentada. Uma estratégia utilizada para isso é a just in time, que permite que o gerenciamento minimize o excesso de estoque e combine a entrega de matérias-primas dos fornecedores com os cronogramas de produção.

Essa estratégia ainda ajuda as empresas a cortar custos. Isso porque os fabricantes não precisam mais pagar os custos de manutenção do estoque. Ela também reduz o desperdício, já que não é mais necessário permanecer com estoque extra caso um cliente adie ou cancele um pedido.

Um sistema de controle utilizado em conjunto com o just in time é o Kanban. Ele fornece aos funcionários diversas dicas visuais que informam quando é o momento certo de encomendar materiais e peças à medida que se esgotam. Com o uso de cartões coloridos, permite que os próprios colaboradores solicitem a quantidade correta de peças rapidamente ao fornecedor, que as entrega onde são necessárias dentro da fábrica. Isso facilita o processo de melhoria contínua.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!