Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Mário Henrique Simonsen

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/11/2020 às 22:24 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Quem foi Mário Henrique Simonsen?

Mário Henrique Simonsen foi Ministro da Fazenda do Brasil entre os anos de 1974 e 1979, durante o governo do ex-presidente Ernesto Geisel.

Nascido em 1935 no Rio de Janeiro, Simonsen pôde desfrutar de uma infância fundamentada pelas melhores escolas particulares da cidade. Desde cedo, ele já se destacava pelo gosto e aparente habilidade com os números.

Após o término do ensino médio, o carioca não teve dúvidas sobre qual carreira seguir: formou-se no curso de engenharia civil pela Universidade do Brasil, e posteriormente graduou-se em economia pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro (SUESC).

Não satisfeito, concluiu a pós graduação em econometria na Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas, ao qual teve grande influencia no desenvolvimento e atuou como professor.

Mário Henrique Simonsen também teve a oportunidade de lecionar na Universidade de Brasília. Entretanto, sua paixão pelo universo financeiro ia além da sala de aula: anos mais tarde aceitou o convite de seu amigo Júlio Bozano para ser sócio minoritário do Banco Bozano.

Dessa época em diante, a carreira de Simonsen se consolidava cada vez mais. Chegou a trabalhar em outras empresas, como a Consultec, mas o auge do sucesso veio mesmo quando alcançou um cargo público de grande importância.

Mário Henrique Simonsen faleceu aos 61 anos de idade, no ano de 1997, por insuficiência respiratória proveniente de um câncer no pulmão - diagnosticado tardiamente em 1994. O carioca costumava cuidar do problema de saúde no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Samaritano.

Como Mário Henrique Simonsen ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Seu vasto conhecimento na área de econometria por si só já lhe garantiam uma excelente visibilidade por parte de outros economistas. Porém, Mário Henrique ganhou efetiva notoriedade no mercado financeiro ao se tornar Ministro da Fazenda.

Ainda na década de 60, Simonsen chegou a atuar como presidente do Banco Central do Brasil - BACEN. Logo é possível imaginar quão forte era a sua influência sobre as decisões econômicas do país!

Por ser especialista na área de econometria, Simonsen costumava lidar diretamente com questões relacionadas aos diferentes tipos de inflação, tendências de empregabilidade, contenção de juros e demais recursos estatísticos a disposição dos serviços econômicos do país.

Por essa razão, foi escolhido para o cargo de Ministro da Fazenda em 1974. No mesmo ano, pouquíssimo tempo depois, foi convidado a assumir o papel de Ministro do Planejamento, pelo ex-sucessor do presidente, João Figueiredo. 

Durante a década de 70, Mário Henrique também foi nomeado presidente do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). Esse movimento visava contribuir com a educação de jovens e adultos, visto que na época mais de 20% da população brasileira se encontrava em estado de analfabetismo. 

No mesmo período, o economista ainda fez parte do Conselho Monetário Nacional.

Como se já não bastassem todos esses feitos e as importantes posições político-econômicas que assumira em sua carreira, Mário Henrique Simonsen também foi autor de diversas obras literárias, tais como:

  • Ensaios sobre Economia e Política Econômica - 1961;
  • A Experiência Inflacionária Brasileira - 1964;
  • Teoria Microeconômica em 4 volumes - 1967 a 1969;
  • Brasil 2001 - 1969;
  • Novos Aspectos da Inflação Brasileira e Inflação: Gradualismo x Tratamento de Choque - 1970;
  • A Nova Economia Brasileira (em conjunto com Roberto Campos) - 1972;
  • Brasil 2002 - 1972;
  • A Teoria do Crescimento Econômico - 1973;
  • Macroeconomia em 2 volumes - 1974;
  • A Experiência Brasileira de Planejamento - 1974;
  • Macroeconomia - 1989;
  • Ensaios analíticos - 1994;
  • 30 Anos de Indexação - 1995;
  • Oswaldo Aranha: A Estrela da Revolução (em conjunto com Aspásia Camargo e João Hermes - 1996.

Talvez você já tenha lido ou ouvido falar sobre alguma delas e sequer sabia da importante trajetória de seu autor, não é?

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados