LAIR
O que é LAIR?
LAIR é a sigla responsável pela abreviação de Lucro Antes do Imposto de Renda. Essa é a linha da demonstração financeira responsável por encontrar o resultado de determinado exercício antes da aplicação dos impostos por parte do governo.
Ou seja, em outras palavras, esse cálculo traz o resultado obtido por um negócio sem a aplicação das taxas financeiras que acontecem na aplicação da cobrança de impostos — como o Imposto de Renda, por exemplo.
O LAIR é importante na medida em que funciona como mais um indicador financeiro que pode ser acompanhado e fiscalizado. Além disso, permite entender qual é o montante de capital que é destinado ao governo nessa cobrança.
Por fim, deve-se destacar que ele traduz o resultado operacional, apresentando se o período foi positivo ou negativo em termos do negócio em si, desconsiderando outras questões financeiras.
Como calcular o LAIR?
Para achar o Lucro Antes do Imposto de Renda, basta seguir a Demonstração de Resultado do Exercício, popularmente chamada de DRE. Esse demonstrativo financeiro tem por função demonstrar o resultado de um determinado período.
Vale lembrar que a DRE utiliza o regime de competência. Ou seja, os registros são de tudo que acontece no período, mas não necessariamente por valores recebidos (que seria o caso do regime de caixa, como acontece no fluxo de caixa, por exemplo).
Entendendo a estrutura de uma Demonstração de Resultado do Exercício
Basicamente, o primeiro passo para encontrar o LAIR de um determinado período é trabalhando em cima das receitas e subtraindo impostos sobre as vendas e eventuais devoluções ou descontos. Assim, chega-se à receita líquida que, na sequência, deve descontar ainda o custo dessas vendas (CMV).
A partir desse momento, você tem o Lucro Bruto do período. Repare, no entanto, que apenas foram adicionados os custos relacionados às mercadorias. Isso significa que esse lucro precisa sofrer ainda a redução de despesas operacionais e não operacionais.
Feita essa redução, finalmente temos o valor do LAIR. O esquema abaixo resume esse cálculo:
= Receita bruta de vendas de bens e serviços
(-) Impostos sobre as vendas
(-) Descontos ou devoluções
= Receita líquida
(-) Custos das mercadorias vendidas
= Lucro bruto
(-) Despesas operacionais (administrativas, comerciais e financeiras)
= Lucro operacional
(-) Despesas não operacionais
(+) Receitas não operacionais
= LAIR
Lembrando que o LAIR não é o resultado da DRE, mas apenas o valor encontrado antes do pagamento de impostos. Para chegar ao lucro líquido, esses valores devidos ao governo ainda precisam ser descontados.
O que o LAIR significa?
Como você já viu, o LAIR é o resultado financeiro de uma empresa antes do pagamento do Imposto de Renda. Em outras palavras, portanto, ele é responsável por indicar se o mês foi lucrativo ou não com base nas suas operações.
Isso porque, nesse cálculo, entram apenas aspectos diretamente ligados ao negócio. Receitas, custos e despesas são diretamente ligados ao que é necessário para a operação funcionar efetivamente.
Ou seja, caso esse resultado seja negativo, isso significa que a empresa tem uma operação em prejuízo e precisa melhorar aspectos internos. Naturalmente que, como estamos falando de um lucro, quanto maior, melhor.
Onde encontrar o LAIR?
Se você precisa buscar o LAIR de uma organização, não se preocupe. Não é necessário fazer todo o cálculo que você viu no segundo tópico desse texto de maneira manual.
Isso porque, assim como outros demonstrativos financeiros como o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultado de Exercício é um documento obrigatório para uma grande quantidade de empresas. Assim, caso ela disponibilize esse relatório, é só buscar a linha do LAIR para encontrar o valor desejado.