Logo Mais Retorno
termos

Jim Rogers

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:04/11/2019 às 22:21 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Jim Rogers

A gravata-borboleta em boa parte de suas aparições o torna inconfundível. Jim Rogers é um empresário americano, que já rodou o mundo em suas viagens de moto e espalha sua opinião de investidor como comentarista financeiro em diversos canais.

Além da opinião influente, Jim Rogers também é responsável pela criação de índices econômicos e de fundos de investimento com performance surpreendente. Nos últimos anos, tem dado ênfase em seus comentários e aplicações ao mercado asiático, região onde vive desde 2007.

Qual a história de Jim Rogers no mercado financeiro?

Nascido na cidade americana de Baltimore, em Maryland, e criado em Demopolis, no Alabama, Jim Rogers começou a trabalhar em Wall Street, em Nova York, em 1964, na empresa de investimentos Dominick & Dominick LLC (atual Dominick & Dickerman).

Apesar de ter se formado em História pela Universidade de Yale e, posteriormente, em Filosofia, Política e Economia, pela Universidade de Oxford, Jim Rogers seguir no mercado financeiro nos anos seguintes, onde se destacou como investidor.

Qual a ligação entre George Soros e Jim Rogers?

Na década de 70, Jim Rogers trabalhou com o bilionário George Soros em um banco de investimentos. Nessa época, os dois fundaram o Soros Fund Management, uma das primeiras empresas de fundos de hedge (também chamado de fundos multimercado).

Mais tarde, a empresa passou a se chamar Quantum Fund. Seu portfólio cresceu de forma significativa, com uma média de retorno anual de 30% entre os anos 1970 e 2000.

Rogers International Commodities Index

Em sua carreira, Jim Rogers criou o Rogers International Commodities Index, um índice que acompanha os preços de mercadorias consumidas em escala global em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Este índice se baseia em contratos futuros de commodities em algumas bolsas de valores internacionais.

De viagens de moto a comentarista financeiro

Em parte da sua trajetória no mundo dos investimentos, Jim Rogers se destacou pelas diversas viagens que fez pelo mundo ainda na década de 80, quando se tornou professor convidado de finanças na Universidade de Columbia.

Seus registros de viagem, somados ao seu conhecimento sobre os países que conheceu e seus investimentos renderam alguns livros, como Investment Biker e Adventure Capitalist, e um site pessoal sobre as jornadas. As viagens também o colocaram no livro dos recordes Guiness Book pelos quilômetros percorridos e territórios visitados.

Jim Rogers foi moderador e comentarista financeiro em alguns canais de televisão americanos, como WCBS e Fox News. Atualmente, Jim Rogers vive em Singapura com sua família e está à frente da Rogers Holdings e Beeland Interests. A fortuna do empresário é avaliada em cerca de US$ 300 milhões. Ele é conhecido pelos investimentos em diversos setores na China, como agricultura e saúde e sua opinião sobre o potencial de demais países asiáticos.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados