Logo Mais Retorno
termos

Jair Bolsonaro

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:06/07/2021 às 18:16 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Jair Bolsonaro?

Jair Bolsonaro é militar reformado e eleito presidente da República em 2018.

O político tem sua trajetória pautada em posições firmes e, às vezes, controversas. 

Defende a liberação da posse das armas, a “defesa da família” e segue uma economia liberal

Qual é a trajetória de Jair Bolsonaro?

Bolsonaro nasceu em 1955, em Glicério, São Paulo. O nome “Jair” foi escolha do pai, um dentista apaixonado pelo Palmeiras, e “Messias”, foi influência da mãe religiosa. 

Estudos, futebol e pescarias resumiram a infância de Jair. Aos 22 anos, concluiu sua formação na Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) e o bacharelado em Educação Física, também pelo Exército. 

Chegou ao posto de capitão e ficou preso durante 15 dias por reivindicar aumento do salário dos militares. 

Ele foi denunciado também por ameaçar explodir bombas nas unidades da Aman para pressionar esse reajuste salarial, mas foi absolvido pelo Superior Tribunal Militar. 

Foi nesse ano, do julgamento, que Bolsonaro decidiu deixar de ser militar para ser político — tornando-se vereador do RJ. Portanto, ele não chegou a ser expulso das Forças Armadas. 

Inclusive, alguns anos mais tarde, foi descoberto que ele, de fato, teve envolvimento com o atentado. Mas o juiz entendeu que se o expulsasse, causaria revolta nos seus apoiadores — que eram maioria na instituição militar.

Aos 26 anos tem seu primeiro filho, Flávio Bolsonaro, com Rogéria Braga — a quem ajudou a se tornar vereadora também. Com ela também teve Carlos e Eduardo. Já Renan Bolsonaro, nasceu de sua união com Ana Cristina Valle.

No terceiro casamento, com Michelle Reinaldo, teve Laura, a primeira filha. 

Como foi a transição de Jair Bolsonaro para a política?

O capitão reformado estreou na política como vereador e, no mesmo ano do mandato, tornou-se deputado federal. Algumas das suas ações foram:

  • críticas a alguns presidentes pelo tratamento conferido ao Exército;
  • cobrança de reajustes salariais, exaltando feitos do regime militar;
  • defesa do controle de natalidade como forma de combater a miséria.

Além disso, protagonizou alguns episódios delicados. 

Um deles foi em 2014, quando em uma discussão acalorada com a deputada Maria do Rosário, a ofendeu e, por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), precisou pagar uma indenização. 

Como Jair Bolsonaro dirige a economia do país?

Antes da posse, Bolsonaro já transparecia hostilidade à China e ao Mercosul, além da apreciação ao Exército, ao nióbio e à agenda antiglobalista. Para ele, o protecionismo comercial e a restrição das migrações eram ações necessárias para a prosperidade econômica. 

Mas, na prática, o que se observou foram reformas liberalizantes, anúncios de privatizações e outras medidas com claro objetivo de diminuir a presença do Estado na economia. 

Outra característica forte tem sido o alinhamento com os EUA, mas de forma subalterna — ilustrado pela venda da Embraer à Boeing. 

Reações econômicas à pandemia

A pandemia do Covid-19, junto com o distanciamento social, tornaram as decisões econômicas bastante desafiadoras. Ainda não se sabe quais estratégias funcionam melhor para conter os gastos públicos.

A primeira seria vender títulos do Tesouro, vender aos bancos e aumentar a dívida pública. A outra saída seria imprimir mais dinheiro e se submeter à inflação. 

Os economistas mais ortodoxos favorecem a primeira solução para que, após a pandemia, fosse retomada a austeridade fiscal para cuidar da dívida pública.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados