Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

IOPV – Indicative Optimized Portfolio Value

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:06/04/2021 às 21:39 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é IOPV?

O IOPV (Indicative Optimized Portfolio Value) é um valor teórico da cota de participação do ETF em um determinado momento. O seu cálculo é feito de acordo com a quantidade de ativos em carteira multiplicados pelos preços mais recentes nas negociações nas bolsas de valores.

Também pode ser conhecido pelo termo Valor Indicativo de ETF e seu cálculo é feito a cada 30 segundos durante o horário de funcionamento das bolsas de valores. É ele que serve como guia do preço das cotas negociadas no mercado todo. O preço de mercado das cotas, apesar de utilizar o valor do IOPV como referência, podem estar cotadas com ágio — quando o valor da cotação é maior que o IOPV — ou como deságio, que é quando o valor é menor que o IOPV na BM&FBOVESPA.

Como o IOPV funciona?

Os traders costumam prestar muita atenção aos movimentos dos preços do IOPV — que também podem ser chamados de intradiários — e, para isso, usam gráficos em tempo real na tentativa de se beneficiar das flutuações desses valores a curto prazo. Normalmente, eles se baseiam em movimentações de um, cinco, 15, 30 e 60 minutos ao negociar dentro do dia do mercado.

Normalmente, para as negociações de alta velocidade são utilizados os gráficos de um e cinco minutos. Outras estratégias podem usar gráficos de 30 e 60 minutos para negociações com tempo de espera de várias horas. O scalping, como é chamado, é uma estratégia que se baseia em realizar muitas negociações por dia com o intuito de lucrar com pequenos movimentos no preço de uma ação. O trader, então, pode manter suas posições por um período mais estendido e ainda assim operar sob riscos mais elevados.

Quais são as vantagens e desvantagens do IOPV?

Um dos principais benefícios do IOPV é que as posições não são afetadas pela possibilidade de notícias noturnas negativas que carregam o potencial de impactar todos os preços dos títulos de uma maneira mais significativa. Essas notícias podem incluir atualizações e rebaixamentos de corretores ou relatórios de lucros e econômicos que acontecem antes da abertura do mercado ou após o seu fechamento.

Outra vantagem importante é a capacidade de usar ordens de stop-loss restritas, que é o ato de aumentar o preço de stop para tentar minimizar as perdas de uma posição longa. Outro benefício inclui o maior acesso à margem — e, dessa forma, uma maior alavancagem. Além de tudo isso, esse tipo de negociação ainda oferece aos traders mais oportunidades de aprendizagem.

No entanto, nesse processo também existem desvantagens. A primeira delas é o tempo insuficiente para uma posição ver aumentos reais no lucro — em alguns casos, qualquer lucro. O aumento dos custos de comissão devido à negociação mais frequente também pode ser visto como um obstáculo, já que corrói as margens de lucro que um negociante ou investidor pode esperar.

Qual é a relação entre IOPV e fundos mútuos?

Os fundos mútuos estão fora dos limites do IOPV. Isso porque a concepção desse tipo de fundo é voltada para o investidor de longo prazo e ele só pode ser vendido ou comprado por meio da empresa de investimentos do próprio fundo ou de uma corretora. Além disso, o preço é publicado apenas uma vez já no fechamento do pregão. Ele é conhecido como valor líquido do ativo (NAV) e reflete toda a movimentação intradiária dos ativos do fundo — menos o do seu passivo que, nesse caso, é calculado por ação.

Os fundos mútuos, portanto, não oferecem preços intradiários, uma vez que seus ativos flutuam em valor de mercado e os seus gerentes tomam decisões de compra e venda durante o dia inteiro. No entanto, os ETFs — que podem ser considerados como seus “primos próximos” que são administrados de forma passiva — são cotados de acordo com o seu vlor de mercado intradiário em uma sessão de negociação exclusiva.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados