termos

Investimento de impacto

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:10/11/2021 às 12:07 - Atualizado 19 dias atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é investimento de impacto?

Investimento de impacto é uma classe de investimentos focada em atividades que tragam benefícios para a sociedade, sem deixar de visar o lucro.

Se não é fácil conseguir dinheiro para a caridade, por que não trazer benefícios a quem contribui? 

Essa é a ideia por trás do investimento de impacto: buscar melhorias sociais e ambientais sem depender da mera “boa vontade” de quem pode contribuir.

O que é considerado investimento de impacto?

O investimento de impacto é uma parte dos investimentos socialmente responsáveis (SRI), que englobam todo tipo de investimento que amenize realidades indesejáveis para a sociedade e o meio ambiente.

Aqui, o objetivo é fazer dinheiro ajudando o planeta. Os retornos podem ser maiores ou menores, conforme o lugar onde se está investindo. 

Estamos falando de investimentos em saúde, educação, crédito para minorias, energia limpa etc. A lista pode ir longe.

Investir em private equity de uma empresa de empréstimo pessoal a juros baixos, por exemplo, pode ser considerado um investimento de impacto. 

Afinal, possibilitar acesso a crédito barato é uma forma de ajudar pessoas a buscarem seus objetivos, sem necessariamente fazer caridade. O risco aqui é grande, mas os retornos podem ser significativos.

Por que o empreendedor precisa entender sobre investimentos de impacto?

Pequenos e médios negócios

Empresas que trazem melhorias para a sociedade são vistas com outros olhos. Se um investidor puder escolher entre dois negócios similares em retornos, mas um deles é mais sustentável, por exemplo, faz sentido optar por ele.

Existe uma fatia do mercado que está disposta a colocar dinheiro em negócios que tragam vantagens socioambientais.

Ou seja, se uma empresa de médio porte deseja se qualificar para receber investimentos que a alavanquem, estar adaptada a essa realidade pode atrair também os olhos do capital mais “exigente”.

Uma alternativa é conseguir o selo do Sistema B, que certifica empresas que cumprem esses propósitos.

Porém, é fato: o capital graúdo pode até ter essa preocupação hoje, mas a grande massa da população ainda não está conscientizada e, às vezes, nem mesmo tem condições financeiras de comprar de forma “ativista”.

Isso significa que empresas que vendem cerveja e refrigerantes, por exemplo, ainda são extremamente lucrativas, apesar de fornecerem produtos que, como todos sabem, fazem mais mal do que bem para os consumidores.

Grandes negócios

Além de ser desejável que uma gigante cumpra algum papel filantrópico, é importante que sua marca esteja associada ao fornecimento de serviços que beneficiem a sociedade, conforme citamos acima.

Empresas que causam danos ambientais ou fornecem um serviço que lucra em cima das mazelas humanas — como vender medicamentos exclusivos a preços absurdos, por exemplo — podem ser expostas na internet  levando a perda de investimentos.

Por que saber sobre investimentos de impacto?

O mercado dos investimentos de impacto ainda é muito pequeno: são pouco mais de US$ 500 bilhões investidos ao redor do mundo. 

Uma das formas mais diretas de ‘colocar o capital para fazer o bem’ são os fundos ESG, que alocam recursos em empresas que atendem os requisitos socioambientais. Fundos como esses estão disponibilizados em várias corretoras brasileiras.

O índice ESG da MSCI, por exemplo, mostrou um crescimento médio anual de 9,95% entre 2015 e 2019, superior ao índice geral de ações da mesma instituição, que ficou nos 7,21%.

Outra alternativa para os investidores é pesquisar que empresas prestam serviços como os que já citamos aqui. Desde hortas comunitárias até plantas de energia solar, causar impacto social e ganhar dinheiro nunca foi tão fácil.

Outro bom lugar para investir é no mundo das startups, que está recheado de empresas que buscam investimentos de impacto.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter