Última modificação em 19 de abril de 2021

O que é o Instituto Internacional De Finanças (IIF)?

O Instituto Internacional De Finanças, ou apenas IIF, é uma associação global da indústria financeira cuja missão é apoiar o setor financeiro na gestão prudente de riscos. Com cerca de 500 membros de 70 países, a instituição ainda desenvolve práticas sólidas da indústria e defende políticas regulatórias, econômicas e financeiras que atendem aos interesses gerais de seus membros e promovem, além do crescimento econômico sustentável, a estabilidade financeira global.

Os membros do IFF incluem bancos de investimento e comerciais, além de fundos de hegde, gestores de ativos, bancos de desenvolvimento e centrais, seguradoras e fundos soberanos. A instituição foi criada por 38 bancos dos principais países desenvolvidos em 1983 em resposta à crise da dívida internacional que ocorreu no início dos anos 19980. Desde então, já se expandiu para representar mais de 450 empresas de mais de 70 países.

O Instituto Internacional De Finanças atende seus membros por meio do fornecimento de análises e pesquisas sobre mercados emergentes e outras questões em finanças globais. Além disso, desenvolve e promove visões e propostas que podem influenciar o debate público sobre políticas — incluindo as de agências multilaterais — e temas de interesse comum para os participantes dos mercados financeiros globais.

O Conselho de diretores do IFF inclui 43 CEOs e presidentes que são liderados por Axel Weber. Os vice-presidentes são Piyush Gupta, Sim Tshabalala — também tesoureiro da instituição — e Walter Kielholz. O presidente e CEO do IFF é Timothy Adams, que ocupa o cargo desde fevereiro de 2013. Com sede em Washington, DC, nos Estados Unidos, conta com escritórios em Dubai, Pequim, Bruxelas e Cingapura.

Como o Instituto Internacional De Finanças funciona?

O Instituto Internacional De Finanças (IIF) oferece uma fonte bastante independente de pesquisas econômicas e financeiras de forma global. Além disso, fornece uma avaliação abrangente da perspectiva mundial com foco nas principais economias emergentes. Outro serviço fornecido pela instituição é uma análise oportuna dos fluxos de capital para esses mercados e do desenvolvimento dos mercados financeiros internacionais.

Um dos objetivos do IFF é focar nos desafios e nos riscos das políticas dos países membros. Assim, os responsáveis aproveitam as percepções de primeira mão das interações com os formuladores de políticas e empresas-membro e o envolvimento da equipe com o debate regulatório global. Sendo assim, os membros podem recorrer à equipe de economistas e analistas financeiros internacionais para obter instruções personalizadas sobre diversas questões — sejam elas macro, relacionadas a cada país ou de interesse regional.

Os eventos realizados pelo Instituto Internacional De Finanças (IIF) são considerados como os encontros mais importantes da indústria financeira global. As reuniões acontecem em todas as regiões do mundo e oferecem aos membros a oportunidade de se reunirem com colegas, clientes e funcionários públicos do mundo todo. Elas apresentam líderes sênior do setor, assim como inovadores e formuladores de políticas que discutem como o setor pode se adaptar a um cenário em rápida mudança.

Qual é a importância do IIF?

O IIF tem grande importância no cenário global porque é a voz líder da indústria de serviços financeiros em questões regulatórias. O instituto se envolve de forma bastante construtiva com os criadores de padrões globais e formuladores de políticas por meio de relatórios formais e apresentações, assim como por meio de um diálogo regular e simpósios de alto nível.

O Instituto Internacional De Finanças (IIF) e seu Conselho também se concentram em questões como padrões de liquidez para bancos e seguradoras, capital internacional, padrões de conduta, shadow banking, supervisão e gerenciamento de riscos, padrões de contabilidade e regras de mercado de derivativos. Por conta disso, seus membros participam de mais de 30 grupos de trabalho e comitês com colegas da indústria com o intuito de interagir com representantes do setor público.

Termo do dia

Ad Valorem

O que é Ad valorem? Ad Valorem é uma expressão latina, cujo significado literal é “conforme o valor”. Essa expressão é, em geral, usada no contexto…