Última modificação em 1 de julho de 2021

O que é ITAM?

O ITAM é uma abreviação para o Instituto Autônomo de Tecnologia do México, uma renomada instituição de ensino localizada na Cidade do México e, portanto, mexicana.

A companhia apresenta algumas características bem claras que a tornam uma referência no ensino superior. A própria empresa destaca ser uma entidade sem fins lucrativos e laica, aceitando diversas religiões entre seus alunos e professores.

Entre suas principais marcas estão alguns cursos tradicionais, casos de Ciências Políticas, Economia e Relações Internacionais. O estímulo aos pesquisadores também é notório, com parceria em diversos países (inclusive no Brasil).

História do ITAM

O ITAM foi fundado em 1946, então como uma escola de economia, sem contar com a força de outros cursos que possui atualmente. Foi somente na década de 1970 que a entidade passou a agregar novos cursos e treinamentos em sua grade, justificando a sua nomenclatura de ser uma "escola livre".

A partir desta década de 1970, o Instituto Autônomo de Tecnologia do México recebeu cursos de áreas como Matemática, Direito, Engenharia, Administração, Ciência Política, entre outros, colocando-se como uma universidade com referência diversificada.

Qual é a missão do ITAM?

Como instituição de ensino, o ITAM se notabiliza por um posicionamento social livre e tenta se distanciar de estereótipos entre seu corpo docente e alunos. O objetivo é constituir uma "comunidade em seu sentido mais pleno", como a instituição destaca em seu site oficial.

Outro ponto importante sobre a entidade é a sua visão social. Os cursos do Instituto Autônomo de Tecnologia do México possuem uma característica de discussão pública, formando alunos e cidadãos prontos e dispostos a discutir não apenas temas técnicos da sua área, mas também a sua função social como cidadãos.

Neste aspecto, pode ser considerado um diferencial na medida em que boa parte das universidades espalhadas pelo planeta formam profissionais extremamente técnicos, mas com pouca flexibilidade comportamental.

Vale lembrar que, no atual contexto empresarial, as soft skills estão em alta. Assim, o perfil do aluno formado pelo ITAM tem tudo para se destacar no mercado de trabalho.

Quem é o atual reitor do ITAM?

O atual reitor da instituição é Arturo Fernández Pérez, que ocupa o cargo desde 1992. Ele é o oitavo reitor do Instituto Autônomo de Tecnologia do México desde a sua fundação.

Arturo Fernández Pérez tem origem na própria instituição que lidera atualmente. Foi, afinal, no ITAM que ele completou seu bacharelado em Economia, no ano de 1976. Na oportunidade, ainda destacou-se como melhor aluno de sua turma.

Posteriormente, foi até a University of Chicago seguir com seus estudos na área de Economia. Por lá, concluiu mestrado e doutorado, fortalecendo ainda mais o seu currículo.

Antes de assumir a reitoria, Arturo Fernández Pérez também foi professor da instituição, além de passar por algumas diretorias do ITAM até o ano de 1992, quando assumiu o cargo que ocupa atualmente.

Quais são os cursos do ITAM?

Para quem deseja estudar no Instituto Autônomo de Tecnologia do México, opções de cursos e treinamentos não faltam. Apenas de bacharelado são vários cursos. Veja abaixo a relação dos principais:

Além disso, o ITAM oferece o aprofundamentos das áreas com seus cursos de pós-graduação, permitindo aos alunos o aprofundamento dos temas de especialização. Veja abaixo alguns cursos dessa categoria:

Termo do dia

CDO – Collateralized Debt Obligation

O que é o CDO – Collateralized Debt Obligation? O Collateralized Debt Obligation ou CDO é um derivativo cujo lastro é um grupo de operações de…