Última modificação em 28 de janeiro de 2021

O que é Índice Utilidade Pública BM&FBOVESPA (UTIL)?

O Índice Utilidade Pública BM&FBOVESPA (UTIL) é um índice da B3 que visa apresentar o desempenho das ações de empresas que representam o setor de utilidade pública.

Seu lançamento ocorreu no ano de 2012 e é gerido pela Black Rock Brasil, que considera o valor de mercado das ações a base para o índice determinar sua liquidez e peso.

Esse setor da economia é formado por empresas que atuam na produção de bens e serviços essenciais para o funcionamento de tudo no país, como energia, água, saneamento básico e gás.

Desse modo, podemos entender que, assim como outros índices - como Índice de Dividendos BM&FBOVESPA (IDIV) - o UTIL é dado a partir de uma proposta de carteira de ações composta por empresas desse setor selecionadas pela B3.

Como o Índice Utilidade Pública BM&FBOVESPA (UTIL) é composto?

Para que as ações de uma empresa do setor de utilidade pública façam parte desse índice, é necessário que cumpra com alguns requisitos.

Dentre os critérios, o primeiro é que as ações da empresa devem estar entre as 99% mais negociadas durante o tempo em que vigoraram as últimas três carteiras.

É necessário também que o ativo em questão tenha obtido 95% de presença nos pregões passados, desde que se iniciou sua negociação. Por fim, essas ações devem estar listadas na B3 e serem ofertas públicas.

Vale esclarecer que não estão inclusos no UTIL papeis de empresas que estão em processo de recuperação judicial ou extrajudicial.

Além disso, emissoras de BDRs (Brazilian Depositary Receipt), ou ações de empresas que estejam em processos de intervenção administrativa, também não fazem parte da composição do índice.

Para o que serve o Índice Utilidade Pública BM&FBOVESPA (UTIL)?

Como esse é um índice que mede o desempenho médio das ações de empresas de um determinado setor, nesse caso, do setor de utilidade pública, ele é relevante para compreender como o mesmo tem se comportado ao longo do tempo.

Para o investidor que pretende diversificar sua carteira de ações investindo em corporações do setor acompanhar, o UTIL é bem interessante.

Além disso, é necessário dar um destaque a outros aspectos de empresas de utilidade pública que devem ser levadas em consideração para além do próprio índice. Um desses aspectos é o fato de a maioria das empresas dessa divisão serem públicas e, portanto, estarem sujeitas a regulamentação mais específica e incisiva por parte do Estado.

Outra característica que advém do fato de essas serem empresas públicas é que fatores políticos podem influenciar no comportamento dos preços das ações.

Por fim, também deve-se atentar para as privatizações. Quando uma empresa pública é privatizada ocorrem mudanças significativas que não devem ser ignoradas pelo investidor.

Assim, vale dizer que ter apenas o Índice Utilidade Pública BM&FBOVESPA como apoio para análise de empresas de utilidade pública não é o suficiente para tomar decisões de investimento.

Como obter rendimentos através do Índice Utilidade Pública BM&FBOVESPA (UTIL)?

O UTIL não é um ativo que pode ser negociado na Bolsa de Valores. Sendo assim, não é possível obter rendimentos investindo nesse índice.

No entanto, um investidor pode optar por tomar a carteira proposta pela B3 para alocar seu capital em empresas de utilidade pública e colher seus rendimentos através de negociação ou do recebimento de dividendos.

Muitos investidores fundamentalistas tem uma parte de seu capital investido em empresas desse ramo em virtude do pagamento de dividendos.

Evidentemente tomar essa carteira como base não significa investir em todas as ações listadas. Como dissemos, há outros fatores a serem considerados antes de adquirir esses ativos!

Até 2015 também era possível investir no ETF UTIP11, que tinha esse índice como parâmetro. Contudo, ele deixou de ser negociado no mesmo ano. Sendo assim, a única maneira de lucrar a partir do UTIL é comprando as ações por ele indicadas.

Termo do dia

Carrier

O que é carrier? Carrier é a designação para uma pessoa ou empresa que transporta outras pessoas ou mercadorias. Geralmente, se anuncia como disponível para fazer…