Última modificação em 19 de janeiro de 2021

O que é Índice SmallCap Select?

O índice SmallCap Select é um índice que tem por objetivo apresentar as ações SmallCap listadas na Bolsa de Valores do Brasil - B3 - que têm resultados consideravelmente positivos.

Esse índice é formado por uma carteira de ações SmallCap, e é um dos diversos indicadores que resulta da parceria entre a S&P (Standard and Poor 's) e a B3.

Assim como outros índices da S&P/B3, esse é atualizado periodicamente e, portanto, deve ser acompanhado por investidores que têm interesse em acompanhar ativos SmallCap.

Isso porque a composição da carteira proposta no mesmo não permanece a mesma, embora haja certas tendências.

Como o Índice SmallCap Select funciona?

O índice SmallCap Select é formado por ativos small cap que possuem melhor desempenho no mercado e que são escolhidos pela S&P/B3.

As SmallCaps são ações - ou units - que possuem baixa capitalização, isto é, que têm menor valor de mercado. Esse valor é calculado a partir da multiplicação entre o preço da ação e a quantidade de papéis emitidos.

Existem basicamente dois tipos de empresas cujos ativos são SmallCap:

Em primeiro lugar temos as empresas mais novas e que, portanto, não são as líderes de seu nicho de mercado.

Há também aquelas que fazem parte de um setor pequeno ou restrito e, nesses casos, as empresas podem ou não ser as líderes deste setor.

É importante lembrar que uma small cap tem baixa liquidez, o que significa que elas estão mais suscetíveis às baixas produzidas por oscilações do mercado, o que as torna mais arriscadas.

Sendo assim, além de acompanhar o índice SmallCap Select e até mesmo o próprio índice SmallCap, faz-se necessário ter outras informações e dados antes de investir nesses ativos.

Como é composto o Índice SmallCap Select?

Assim como outros índices da S&P/B3, o SmallCap Select é formado por uma carteira de ações que, nesse caso, são as SmallCaps.

A escolha é feita a partir da mensuração do desempenho desses ativos: apenas aqueles que possuem resultados positivos são cotados para compor o índice.

Embora esse seja um indicador que, como dissemos, varia periodicamente, é possível destacarmos a presença de alguns setores na composição do mesmo.

Nenhum dos setores é de fato mais predominante nesse índice, há grande variabilidade no percentual de participação de cada um.

Ainda assim, podemos destacar os setores de utilidade pública e também o de consumo discricionário - que produz bens não considerados essenciais, cujo consumo é sazonal.

Os demais setores têm participações porcentuais baixas e, por isso, não recebem um destaque tão grande. Nesse sentido, para o investidor que tem interesse em atuar na bolsa de valores negociando SmallCaps, é relevante acompanhar as atualizações do índice SmallCap Select.

Além disso, vale ressaltar também que o investidor pode consultar o índice SmallCap da B3.

Onde consultar o Índice SmallCap Select?

Para consultar esse índice, você pode fazer uma busca online pelo seu nome e navegar até a página da S&P que contém as informações sobre o SmallCap Select.

Na página você encontrará as últimas atualizações desse índice, como seu gráfico de evolução e o percentual de cada setor na composição do mesmo.

Termo do dia

Superávit Comercial

O que é superávit comercial? Balança comercial favorável ou superávit comercial são termos usados para indicar que o valor dos bens e serviços exportados por uma nação…