Última modificação em 22 de fevereiro de 2021

O que é Índice Payout?

Se você é um investidor - ou pensa em se tornar - com foco em receber dividendos, você definitivamente precisa saber o que é o Índice Payout.

Esse índice é um indicador que mostra qual é a porcentagem do lucro liquido que uma empresa distribuirá para seus acionistas, na forma de dividendos ou de juros sobre capital próprio.

Portanto, é essencial que você tenha conhecimento sobre essas informações, uma vez que a partir delas você terá mais segurança na hora de investir seu dinheiro.

Como o Índice Payout funciona?

Na pratica, quando uma empresa tem em mãos seu lucro líquido, ela poderá destinar esse lucro para os acionistas, ou para realizar mais investimentos, pagamento de dívidas ou também para a sua reserva de lucro - um tipo de reserva de emergência, mas para empresas.

O Índice Payout, portanto, se refere à porcentagem do valor do lucro liquido que será repassado aos acionistas.

Vamos imaginar, por exemplo, que uma empresa do ramo de energia tenha tido um lucro líquido de R$ 100.000.000,00. Caso o Índice Payout dessa empresa seja de 50%, o valor a ser distribuído aos acionistas será de R$ 50.000.000,00.

É claro que esse valor não será distribuído de forma igualitária, mas proporcional ao numero de ações que cada sócio tem.

Cada empresa deverá apontar em seu estatuto o valor do lucro líquido a ser distribuído para seus acionistas. Algumas empresas distribuem todo o lucro líquido (ou seja, Payout de 100%), enquanto outras fixam um valor mínimo de 25% ou até menor.

E não se espante quando encontrar empresas que distribuem mais de 100% do lucro líquido para seus sócios. Para realizar a distribuição de mais de 100% do lucro líquido a empresa geralmente irá recorrer a sua reserva de lucros.

A empresa pode definir um Índice Payout maior de 100% quando ela tem objetivo de atrair mais investimento de acionistas, ou quando ela quer motivar seus investidores a permanecerem na empresa.

A partir do Índice Payout, uma empresa pode ser caracterizada como empresa de dividendos, ou empresa de crescimento.

As empresas de dividendos são aquelas que irão distribuir a maior parte do lucro liquido aos seus acionistas, algo em torno de 80-100% de Payout. Em geral são empresas grandes que já se consolidaram no mercado e têm pouco espaço para mais crescimento.

As empresas de crescimentos irão utilizar a maior parte do seu lucro liquido para reinvestir nela mesma em busca de crescimento no mercado. Sendo assim, seu Índice de Payout será baixo, em torno de 25%.

Ter um Payout baixo não faz, necessariamente, que uma empresa de crescimento seja pior que uma empresa de dividendos. Isso ocorre pois, como o próprio nome diz, são empresas que tem espaço para crescer no mercado e consequentemente para valorizar suas ações.

Apesar de parecer mais atrativo, nem sempre um Índice de Payout alto pode ser considerado bom. Isso acontece porque uma empresa pode estar tentando compensar uma má gestão aumento o lucro distribuído aos acionistas.

Além disso, a empresa má gerida ao distribuir todo o lucro líquido pode estar deixando de utilizar esse dinheiro para realizar investimentos, pagamento de dívidas ou outras obrigações.

Em resumo, o Índice Payout funciona como um indicador que mostra a distribuição do lucro líquido de uma empresa aos seus acionistas, e também serve como indicador para definir se uma empresa é de crescimento ou dividendo.

Portanto, ao realizar uma analise sobre uma empresa, busque conhecer seu Índice Payout, e também estude outros indicadores financeiros, que juntos te darão embasamento na decisão de investir ou não em determinada companhia do mercado.

Termo do dia

Ad Valorem

O que é Ad valorem? Ad Valorem é uma expressão latina, cujo significado literal é “conforme o valor”. Essa expressão é, em geral, usada no contexto…