Última modificação em 28 de janeiro de 2021

O que é Índice MidLarge Cap (MLCX)?

O Índice MidLarge Cap (MLCX) é um índice onde consta uma carteira teórica de ações e units de empresas que operam na B3 com maior capitalização.

A composição dessa carteira é dada por empresas com grande representatividade de valor em relação às empresas listadas na B3.

Quando decidimos investir no mercado financeiro, mais especificamente nas ações de empresas de capital aberto, devemos avaliar o desenvolvimento dessas ações bem como sua evolução com o passar do tempo.

Para isso, a Bolsa de Valores do Brasil, a B3, criou diversos índices que podem ser diferenciados por setor. O Índice MidLarge Cap (MLCX) é um deles!

Para se ter uma noção melhor do que é o MLCX, lembre-se do IBOVESPA. O IBOVESPA é o índice mais famoso do Brasil, composto por ações e units que correspondem a 80% do número de negócios e do volume financeiro do mercado de capitais.

Quando os jornais falam sobre o IBOVESPA fechar em alta ou em queda, significa que o desempenho das ações que fazem parte desse índice subiu ou desceu. O Índice MidLarge Cap (MLCX) funciona de maneira muito semelhante, com a diferença que não é possível investir nesse índice.

Qual a utilidade do Índice MidLarge Cap (MLCX)?

O Índice MidLarge Cap (MLCX), assim como outros índices, tem o objetivo de indicar o desempenho médio das ações que compõe esse índice. Nele, o investidor é capaz de observar a evolução histórica e preço das ações, de modo a conseguir tomar decisões na hora de investir, ou não, nas ações.

É possível analisar a evolução diária, mensal e anual da pontuação de fechamento do MLCX. 

Em 2005, por exemplo, ano em que o índice foi criado, a pontuação de fechamento ficava em cerca de 400 pontos. Já no começo de 2020, a pontuação de fechamento chegou a 2.281 (maior valor do ano), e foi caindo com a evolução da pandemia, chegando a 1.229 pontos, seu pior desempenho em 2020.

A partir dessas informações o investidor tem a possibilidade de analisar a evolução do mercado e o desempenho do Índice MidLarge Cap (MLCX) ao longo do ano e tomar a melhor decisão na hora de investir.

Quem compõe o Índice MidLarge Cap (MLCX)?

Segundo a própria metodologia feita pela B3, para um ativo compor o Índice MidLarge Cap (MLCX) é preciso estar entre aqueles que representam 85% do valor de mercado de todas as empresas listadas na B3.

Além disso, o ativo precisa estar entre os 99% mais negociados no período das 3 carteiras anteriores, estar presente em pregão de 95% no período de vigência das 3 carteiras anteriores e não ser classificado como “Penny Stock” - valores menores que R$1,00.

Como foi dito, para estar nesse índice é preciso ter grande participação no mercado de ações.

Algumas empresas e seus ativos que fazem parte desse índice até o presente momento, são:

Posso investir no Índice MidLarge Cap (MLCX)?

Não é possível investir no índice. Isso ocorre, pois, diferente do IBOVESPA e do o Índice Small Cap, que têm ETF’s atrelados aos seus índices (BOVA11 e SMLL11, respectivamente), o MLCX não tem um ETF atrelado.

Dessa maneira o Índice MidLarge Cap (MLCX) serve apenas para avaliação do mercado e instrumento para o investidor.

Termo do dia

Consignação em Pagamento

O que é consignação em pagamento? No dicionário, o termo “consignar” corresponde em tornar oficial determinada ação; é o caso de documentar ou registrar algo, mencionar…