Última modificação em 26 de fevereiro de 2021

O que é Índice de Renda Fixa?

O Índice de Renda Fixa, assim como muitos outros índices da B3, é responsável por indicar o desempenho médio dos investimentos realizados nessa modalidade ao longo de um período pré estabelecido. 

Para que você consiga entender melhor, é importante estar a par de alguns conceitos básicos sobre a renda fixa - como funciona, quais são os indexadores, como é a rentabilidade e assim por diante.

A renda fixa é uma modalidade de investimentos considerada mais "segura" em comparação as opções de renda variável. Isso porque, nessa categoria, o investidor tem a possibilidade de saber quanto irá lucrar de acordo com o tempo que o dinheiro se mantém aplicado, e também com o indexador baseado naquela operação.

É diferente das ações da Bolsa de Valores, por exemplo, que tendem a valorizar ou desvalorizar quase que diariamente - ou seja, uma renda que varia. No caso da renda fixa, o investidor tem uma segurança maior por saber quanto e quando poderá resgatar seu dinheiro.

Isso acontece devido a característica principal dessa modalidade: o dinheiro investido em renda fixa serve como uma espécie de empréstimo a grandes bancos, que ao devolverem a quantia, acrescem determinada porcentagem de juros sobre o valor - esses juros são a rentabilidade do investidor.

Pois é! Normalmente, as pessoas solicitam empréstimos as instituições financeiras e precisam pagar taxas de juros por isso, certo? Nesse caso acontece o contrário, quem pega emprestado e devolve o dinheiro com juros é o banco.

Por essa razão é possível saber quanto o dinheiro irá render em determinado investimento, pois essa taxa de juros pode ser previamente acordada entre as partes, ou então seguir baseada em algum indexador específico - como a inflação (IPCA), taxa Selic e assim por diante.

Você já ouviu falar em CDB, CDI, LC, LCI, LCA e Tesouro Direto? Essas siglas e nomenclaturas servem para expressar a finalidade do dinheiro que você deu ao banco, afinal, o banco pega o dinheiro emprestado para poder emprestar a outras pessoas.

Quando falamos de LCI e LCA, por exemplo, estamos falando sobre negócios do setor imobiliário e agropecuário, respectivamente. Quando falamos de CDB e Tesouro Direto, a ideia é que o dinheiro investido seja voltado para títulos públicos ou rendimentos de acordo com a inflação do país.

Nós temos alguns artigos que explicam mais detalhadamente como cada uma dessas opções funcionam. Vale a pena dar uma olhada!

Como o Índice de Renda Fixa funciona?

Agora que você está mais inteirado no assunto, fica mais fácil de compreender como o Índice de Renda Fixa funciona.

A B3, seguindo algumas normas da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e alguns manuais próprios, é responsável por realizar a coleta e avaliação dos dados analisados. Sendo assim, ela reúne todas as opções de investimento em renda fixa e estima uma média daquelas que demonstraram melhor desempenho ao longo de 12 meses ao mais.

Essa avaliação é importante porque demonstra ao investidor quais são as opções que estão rendendo mais, assim como as opções que estão rendendo menos, possibilitando um poder de escolha muito mais assertivo a quem deseja aplicar seu dinheiro.

Por mais que os investimentos nessa modalidade tenham resultados previsíveis, como dissemos anteriormente, vale a pena estar a par do índice para ter uma visão de mercado muito maior e generalizada.

Termo do dia

Fundo Long & Short

O que são fundos Long & Short? Fundos Long and Short são fundos de investimento multimercado que executam operações com a compra e venda de dois…