Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Indicador Zig Zag

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:09/09/2021 às 18:23 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Indicador Zig Zag?

O Indicador Zig Zag é uma ferramenta de análise gráfica que ajuda os investidores a visualizar a tendência do movimento dos preços dos ativos.

Sua função, uma vez habilitado, é traçar linhas retas que ligam pontos máximos a pontos mínimos do mercado que, em um gráfico de candlesticks, formam ondas de movimento, seguindo determinados parâmetros.

Nesse contexto, o indicador Zig Zag vem para facilitar a vida de quem está tentando entender a direção predominante de um ativo, diminuindo os ruídos gráficos gerados por instabilidades momentâneas e simplificando a visualização conforme a Teoria de Dow.

Como usar o indicador Zig Zag?

A maioria das plataformas de negociação possuem listas de indicadores famosos no mercado. Algumas até possibilitam a criação, por meio de linguagem de programação, de indicadores particulares, e até o download de outros menos populares.

Entre eles, geralmente, se encontra o indicador Zig Zag. Basta procurar na sua plataforma de preferência, nas ferramentas gráficas ou no menu Inserir.

Parâmetros do indicador Zig Zag

Uma vez habilitado, o indicador pode pedir a definição de três parâmetros, que são a chave para o bom funcionamento do indicador. Vamos a eles:

Depth (profundidade) 

É a distância mínima de candlesticks entre duas máximas, ou duas mínimas, de forma a evitar que pontos extremos de menor relevância sejam considerados pelo programa. Seu valor padrão é 12.

Deviation (desvio)

O valor mínimo de variação do ativo no período posterior ao desenho de uma reta. O padrão é 5%. Portanto, se os pontos máximo e mínimo imediatamente anteriores tem uma diferença de 800 pontos entre si, a amplitude mínima do próximo movimento deve ser de:

800 x 5%= 40 pontos

Backstep

É o número mínimo de barras entre uma máxima e uma mínima, de forma a evitar que o programa trace pontos extremos muito próximos. Seu valor normal é 3.

Utilizando o Zig Zag

Com as retas traçadas, você perceberá que os candles mais recentes do gráfico podem não ter uma reta própria ainda. Afinal de contas, pode ser que os parâmetros ainda não tenham sido cumpridos.

Da mesma forma, pode haver uma mudança na última reta traçada caso o programa do indicador Zig Zag requeira, baseado nos parâmetros.

Com essa ferramenta, você tem agora um desenho suavizado do gráfico, ou seja, que ignora variações repentinas e indesejáveis no gráfico, bem como períodos de lateralização que não ajudam na definição da direção — ou “tendência” — do gráfico.

Quais são as vantagens e desvantagens do Indicador Zig Zag?

A capacidade de reduzir os “ruídos”, ou seja, movimentos de menor importância do gráfico, é uma de suas principais vantagens, bem como mostrar a tendência do movimento.

Esses fatores ajudam na análise de um ativo, uma vez que é de extrema importância que o investidor consiga enxergar a direção principal de um ativo, a fim de “seguir o fluxo” e ter maior probabilidade de obter ganhos expressivos do que operando contra a tendência.

O indicador Zig Zag ajuda também a perceber a diferença entre uma lateralização de preço e uma onda corretiva, que requerem abordagens de investimento diferentes. Ele também identifica suportes e resistências, reversões, padrões gráficos e outros elementos de um gráfico de candlesticks.

Outra característica é que, diferente de outros indicadores, ele se refere somente a um movimento de um determinado período, sem influência de candles passados, como no caso das médias móveis.

Do lado negativo, trata-se de um indicador de poder preditivo muito baixo, o que torna difícil montar um operacional de retorno satisfatório baseado nele. 

Unido ao fato de haver uma demora para as linhas serem traçadas nas barras mais recentes, essas características tornam o indicador Zig Zag uma ferramenta simplista e até limitada.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados