Indicador Zig Zag

Última modificação em 09 de Setembro de 2021 às 03:23

O que é Indicador Zig Zag?

O Indicador Zig Zag é uma ferramenta de análise gráfica que ajuda os investidores a visualizar a tendência do movimento dos preços dos ativos.

Sua função, uma vez habilitado, é traçar linhas retas que ligam pontos máximos a pontos mínimos do mercado que, em um gráfico de candlesticks, formam ondas de movimento, seguindo determinados parâmetros.

Nesse contexto, o indicador Zig Zag vem para facilitar a vida de quem está tentando entender a direção predominante de um ativo, diminuindo os ruídos gráficos gerados por instabilidades momentâneas e simplificando a visualização conforme a Teoria de Dow.

Como usar o indicador Zig Zag?

A maioria das plataformas de negociação possuem listas de indicadores famosos no mercado. Algumas até possibilitam a criação, por meio de linguagem de programação, de indicadores particulares, e até o download de outros menos populares.

Entre eles, geralmente, se encontra o indicador Zig Zag. Basta procurar na sua plataforma de preferência, nas ferramentas gráficas ou no menu Inserir.

Parâmetros do indicador Zig Zag

Uma vez habilitado, o indicador pode pedir a definição de três parâmetros, que são a chave para o bom funcionamento do indicador. Vamos a eles:

Depth (profundidade) 

É a distância mínima de candlesticks entre duas máximas, ou duas mínimas, de forma a evitar que pontos extremos de menor relevância sejam considerados pelo programa. Seu valor padrão é 12.

Deviation (desvio)

O valor mínimo de variação do ativo no período posterior ao desenho de uma reta. O padrão é 5%. Portanto, se os pontos máximo e mínimo imediatamente anteriores tem uma diferença de 800 pontos entre si, a amplitude mínima do próximo movimento deve ser de:

800 x 5%= 40 pontos

Backstep

É o número mínimo de barras entre uma máxima e uma mínima, de forma a evitar que o programa trace pontos extremos muito próximos. Seu valor normal é 3.

Utilizando o Zig Zag

Com as retas traçadas, você perceberá que os candles mais recentes do gráfico podem não ter uma reta própria ainda. Afinal de contas, pode ser que os parâmetros ainda não tenham sido cumpridos.

Da mesma forma, pode haver uma mudança na última reta traçada caso o programa do indicador Zig Zag requeira, baseado nos parâmetros.

Com essa ferramenta, você tem agora um desenho suavizado do gráfico, ou seja, que ignora variações repentinas e indesejáveis no gráfico, bem como períodos de lateralização que não ajudam na definição da direção — ou “tendência” — do gráfico.

Quais são as vantagens e desvantagens do Indicador Zig Zag?

A capacidade de reduzir os “ruídos”, ou seja, movimentos de menor importância do gráfico, é uma de suas principais vantagens, bem como mostrar a tendência do movimento.

Esses fatores ajudam na análise de um ativo, uma vez que é de extrema importância que o investidor consiga enxergar a direção principal de um ativo, a fim de “seguir o fluxo” e ter maior probabilidade de obter ganhos expressivos do que operando contra a tendência.

O indicador Zig Zag ajuda também a perceber a diferença entre uma lateralização de preço e uma onda corretiva, que requerem abordagens de investimento diferentes. Ele também identifica suportes e resistências, reversões, padrões gráficos e outros elementos de um gráfico de candlesticks.

Outra característica é que, diferente de outros indicadores, ele se refere somente a um movimento de um determinado período, sem influência de candles passados, como no caso das médias móveis.

Do lado negativo, trata-se de um indicador de poder preditivo muito baixo, o que torna difícil montar um operacional de retorno satisfatório baseado nele. 

Unido ao fato de haver uma demora para as linhas serem traçadas nas barras mais recentes, essas características tornam o indicador Zig Zag uma ferramenta simplista e até limitada.

Câmara de Arbitragem

Câmara de Arbitragem

O que é Câmara de Arbitragem Uma Câmara de Arbitragem é um órgão privado voltado à resolução extrajudicial de conflitos. Em outras palavras, ele se dedica...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo