termos

Holerite

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/01/2020 às 03:22 - Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o holerite?

Holerite é o nome dado a um tipo de documento produzido nas relações trabalhistas, que tem como objetivo principal permitir que o empregador preste contas ao seu empregado quando se trata das movimentações financeiras entre eles.

Em outras palavras, é através do holerite que as empresas detalham aos funcionários o valor do seu salário em determinado período, assim como os descontos realizados por conta de contribuição tributária, faltas, atrasos e afins.

E por que o holerite é mesmo tão importante?

Imagine ter que descobrir sozinho o porquê do seu salário bruto de (hipotéticos) 3 mil reais ter se transformado em apenas 2 mil reais depositados na sua conta bancária. Se você tem um pouco mais de conhecimento dos descontos mais comuns, como as alíquotas de INSS e FGTS, pode calcular sozinho e entender como o seu empregador chegou a esse valor.

Mas e quem não possui o mesmo grau de entendimento? Quão suscetíveis a serem enganados eles ficam quando têm que realizar os próprios cálculos? Quão fácil é para um trabalhador, geralmente parte vulnerável na relação trabalhista, acabar confundido quando cada vencimento e cada desconto não está especificamente detalhado?

É justamente para evitar situações como essas e fornecer o maior grau de clareza e transparência possível que a disponibilização do holerite é obrigatória, podendo ser emitido em versão oficial digital ou física.

A emissão, diferente do que muitos pensam, não se dá em um período fechado de um mês, mas sempre que um período de recebimento se inicia. É por isso que novos contratados (cuja contratação nem sempre ocorre logo no dia 01) e profissionais que entram de férias têm acesso ao documento relacionado àquele período, mesmo que inferior a um mês.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!