Logo Mais Retorno
termos

Guido Imbens

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:13/12/2021 às 09:44 -
Atualizado 5 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Quem é Guido Imbens?

Guido Imbens é um economista holandês-americano que atua como professor de Economia na Stanford Graduate School of Business da Stanford University desde 2012. Nascido na Holanda, possui dupla cidadania — a holandesa e a estadunidense.

Em 2021, Imbens recebeu o Prêmio Nobel em Economia juntamente com Joshua Angrist e David Card. Juntos, suas contribuições metodológicas para a análise das relações causais foram o motivo da premiação.

Qual é a trajetória pessoal e acadêmica de Guido Imbens?

Guido Imbens nasceu no dia 03 de setembro de 1963 na cidade de Geldrop, na Holanda. No ano de 1975, mudou com a sua família para Deurne e lá frequentou a Peellandcollege. Ainda criança, era um jogador ávido de xadrez e em uma entrevista em 2021, até chegou a conectar a sua paixão por econometria com o interesse pelo jogo na infância.

Imbens se formou com um bacharelado em Econometria pela Erasmus University Rotterdam no ano de 1983. Em seguida, em 1986, conseguiu um mestrado com distinção em Economia e Econometria pela Universidade de Hull, que fica localizada em Kingston upon Hull, no Reino Unido.

Ainda em 1986, Anthony Lancaster — um dos mentores de Guido da Universidade de Hull — se mudou para a Brown University, em Rhode Island nos Estados Unidos. Imbens o seguiu até lá para continuar os seus estudos de pós-graduação e de doutorado. Depois disso, recebeu um M.A. e um Ph.D., ambos em Economia, em 1989 e 1981, respectivamente.

Imbens é casado com a economista Susan Athey desde 2002. Uma curiosidade é que um dos padrinhos de casamento foi justamente Joshua Angrist, com quem Guido viria a dividir o prêmio Nobel quase 20 anos depois.

Como começou a trajetória profissional de Guido Imbens?

A carreira profissional de Imbens começou em 1990 quando ele lecionou na Universidade de Harvard, onde permaneceu até 1997 e depois retornou entre 2006 e 2012. Já na Universidade da Califórnia também atuou como professor entre 1997 e 2001 no campus de Los Angeles e no campus de Berkeley entre 2002 e 2006.

Em 2019, Guido se tornou editor da Econometrica e ocupará o cargo até 2023. Em 2021, se tornou professor de Econometria aplicada e Economia na Stanford Graduate School of Business. Além disso, também é um membro sênior do Instituto de Stanford para Pesquisa de Política Econômica e professor de Economia na Escola de Humanidades e Ciências do mesmo instituto.

Guido é participante da Econometric Society desde 2001 e da American Academy of Arts and Sciences desde o ano de 2009. Foi eleito como membro estrangeiro da Royal Netherlands Academy of Arts and Sciences em 2017 e da American Statistical Association em 2020.

Quais são os campos de pesquisa de Guido Imbens?

Junto com outros economistas, como Alan Krueger e Joshua Angrist, Guido se concentrou no desenvolvimento de tecnologias que ajudam os colegas de trabalho a usar situações da vida real — também conhecidas como experimentos naturais — para testar teorias. Por meio dos seus estudos, especificamente, ele conseguiu ajudar a analisar as relações causais.

Em uma das suas primeiras colaborações com Joshua Angrist, introduziu um modelo chamado LATE (Local Average Treatment Effect em inglês) que ajudou pesquisadores a extrair inferência causal de dados observacionais. Parte de todo o seu trabalho foi resumida no livro Causal Inference for Statistics, Social and Biomedical Sciences, coescrito com Donald B. Rubin, estatístico americano.

Guido Imbens recebeu o Prêmio Nobel de Economia no ano de 2021 juntamente com seus colegas economistas Joshua Angrist e David Card por suas contribuições para metodologias de análise de relações causais. A premiação foi dada a eles por conta do fornecimento de novos insights sobre o mercado de trabalho e pelo trio ter mostrado quais conclusões sobre a causa e o efeito podem ser extraídas de experimentos naturais.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!