Última modificação em 30 de novembro de 2020

O que é Golden Circle?

Golden Circle, ou Círculo Dourado em Português, é uma metodologia que permite que mentes criativas desenvolvam novas ideias, negócios ou estratégias de marketing. Embora seja um método muito simples, é capaz de inspirar pessoas e garantir que uma empresa desempenhe um papel de impacto no mundo. 

O conceito foi criado pelo especialista em liderança Simon Sinek, que em seu livro "Comece com o Porquê" (Start with Why) explica o motivo pelo qual algumas empresas líderes eram capazes de engajar mais do que outras. Segundo ele, essas organizações e seus líderes pensam e agem de dentro para fora do círculo.

De fato, grandes personalidades como Steve Jobs e Martin Luther King Jr buscavam o porquê das coisas e compreendiam a resposta das duas perguntas, isso permitiu que inspirassem pessoas ao seu redor a também se tornarem notáveis.

Como o Golden Circle oferece um propósito às empresas?

Ao estudar personalidades e empresas líderes como a Apple, Simon Sinek percebeu que todos persistiam em seus objetivos e nunca desistiam, mesmo nos momentos mais difíceis. Também constatou que a inspiração vinha do propósito e não do que se cria.

Quem começa pelo  é capaz de inspirar e empresas que seguem essa máxima se tornam uma referência no mercado, não por que as pessoas precisam dela, mas sim por que se identificam com os seus ideais. 

Comece pelo Porquê (Why)

O porquê é o propósito da empresa, o que a inspira a criar projetos e serviços com os quais seus clientes se identificarão. 

Responder a essa pergunta também garantirá que uma empresa prospere e atraia olhares de novos consumidores — de fato, ao descobrir onde se deseja chegar é possível trilhar qualquer caminho. Esse é um dos pontos fundamentais do Golden Circle.

Como? (How)

É um plano de ação que fará com que a empresa se destaque da concorrência e transforme a sua marca em uma fonte de inspiração para clientes e colaboradores. 

O quê? (What)

É o resultado do seu projeto, ou seja, essa etapa definirá o que a empresa produz e o que venderá aos seus clientes.

Garante que as marcas comuniquem de dentro para fora os motivos pelos quais os clientes devem escolher a sua causa, compartilhar suas ideias e comprar seus produtos. Aqui, o  importante não é o que, mas sim o porquê.

Qual o conceito do Golden Circle?

O que difere os empreendedores inspiradores das pessoas comuns é o fato deles seguirem o Golden Circle de dentro para fora e não de fora para dentro. Isso permite que o líder foque nos seus objetivos e crenças e possa entender rapidamente quais atitudes precisam ser cultivadas para garantir que os seus objetivos sejam alcançados.

Tudo isso torna possível melhorar a comunicação com clientes, fornecedores e colaboradores de forma mais simples e clara, o que além de inspirar as pessoas e elevar o valor da marca aumentará a identificação entre os clientes e a empresa.

Além disso, os empreendedores que adotam o Golden Circle trabalham com pessoas que cultivam os mesmo valores, o que contribui para que a marca se destaque e se torne ainda mais relevante no mercado. 

De fato, os funcionários pensam nos ganhos financeiros que receberão ao executarem determinada função, no entanto, quando esses colaboradores têm os mesmos valores e convicções da empresa, trabalharão muito mais motivados — o que trará resultados bastante positivos para toda a organização.

Termo do dia

Steven Cohen

Saiba quem é o investidor bilionário Steven Cohen que se destacou como gestor de fundos hedge.