Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

GET – Giro dos Estoques Totais

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:25/09/2019 às 16:57 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Giro dos Estoques Totais?

Ao fazer um investimento, você leva em consideração como os produtos comercializados pela empresa na qual você quer comprar ações estão sendo cuidados ou manejados? Uma boa gestão de estoque é uma das peças-chave para o crescimento de uma empresa.

Para saber mensurar os resultados das estratégias de estoque, é importante compreender o Giro de Estoques Totais (GET). Ele é um importante indicador que mostra como está o andamento do estoque. Ou seja, a relação entre produtos que estão chegando para armazenamento e os que estão saindo para vendas.

Um estoque qualificado é aquele que possui um bom fluxo de produtos. Isso significa que não há falta ou excesso de um mesmo item. Esses dois extremos podem gerar problemas para a instituição.

  • Falta de estoque pode gerar perda de clientes;
  • Excesso de estoque pode gerar perda de mercadorias ou prejuízos tributários.

Qual a finalidade do GET?

 

A finalidade do Giro de Estoque é mostrar se a estocagem está atendendo às reais necessidades de venda da empresa. Com ele, é possível verificar se um certo produto está em falta ou excesso no estoque. A partir desse dado, parte-se para a avaliação de todo processo: da aquisição à venda de mercadorias.

Também é possível utilizar o GET para verificar a incidência no mix de produtos. A variedade dos produtos apresentados também interfere na decisão de compra por parte do cliente. Pouca variedade ou variedade em excesso podem dificultar a tomada de decisão e reduzir o número de conversão de vendas da empresa.

Uma boa análise do giro de estoques também ajuda a reduzir custos. Afinal, produtos parados são recursos financeiros parados, pois carregam em si todo custo de produção ou de aquisição.

Pensando em indústrias, vale lembrar que o estoque interfere na duração do processo produtivo, uma vez que também é preciso estratégia na aquisição da matéria-prima.

Como calcular o Giro de Estoques Totais?

O cálculo para obter o GET é simples:

Giro de estoque = total de vendas/volume médio de estoques

Para chegar nos elementos que compõem esta fórmula é necessário o registro das aquisições de mercadoria e das vendas realizadas. Do contrário, não é possível chegar ao GET.

Por "volume médio de estoques", entenda o número de unidades que costuma compor o estoque de um produto na maior parte dos dias ou meses. Para chegar neste número, basta somar número de unidades presentes no início do período com o número de unidades ao final do período em análise. O resultado da soma deve ser dividido por 2.

Além de ter o controle dos dados que serão inseridos na fórmula, você deve:

  1. Definir o período de cálculo (1 mês por exemplo);
  2. Utilizar o total de vendas neste período;
  3. Estabelecer o volume médio no estoque durante o período selecionado.

Exemplo prático de uso do GET

Suponha que você deseja saber o giro de estoque de pneus de uma empresa, em 1 mês.

  • No início do mês, são adquiridas 100 unidades de pneu.
  • Na primeira semana: 50 unidades são vendidas e 100 pneus são adquiridos pelo proprietário.
  • Na segunda semana: são vendidos 50 pneus e 50 novas unidades são repostas em estoque.
  • Na terceira semana: mais 50 unidades são vendidas, sem reposição de estoque.
  • Na última semana: 50 unidades são vendidas e 50 são repostas.
  • O mês encerra-se com 100 unidades à venda.

Para calcular o GET, precisamos encontrar: o total de vendas e o volume médio do estoque. Foram vendidas 200 unidades durante o mês. O volume médio do estoque no período, pode ser calculado da seguinte forma:

V. médio de estoque = 100 un (início do mês) + 100 un (final do mês) ÷ 2 = 100

O volume médio de estoque do período foi de 100 unidades. Agora, aplica-se a fórmula do GET.

GET: total de vendas / volume de estoque ► 200 / 100 = 2

Com este resultado, é possível afirmar que o estoque foi renovado 2 vezes neste mês. Portanto, quanto mais alto for o resultado para este indicador, maior é a rotatividade do estoque.

Essa informação, no entanto, não pode ser interpretada isoladamente. Afinal, alta rotatividade de estoque pode ter um impacto no custo operacional da empresa, que também deve ser considerado.

Espera-se sempre que este número seja igual ou maior do que 1, o que significa que houve, pelo menos, uma renovação do estoque durante o período. Resultados menores do que 1, indicam que a quantidade de itens armazenados supera as vendas. Esse resultado pode indicar, portanto, dificuldades na gestão das aquisições ou no fluxo de vendas.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados