Logo Mais Retorno
termos

Gestão Tecnológica: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:19/04/2022 às 12:05 -
Atualizado um mês atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é gestão tecnológica?

A tecnologia é uma ferramenta indispensável para a manutenção da competitividade, bem como da sustentabilidade empresarial. Portanto, a gestão tecnológica vem sendo um dos principais focos do universo corporativo.

Por outro lado, não basta apenas utilizar a tecnologia ao seu favor para ter uma performance significativa. É preciso, para além disso, adotar técnicas de administração para transformar o potencial tecnológico de uma empresa em uma realidade lucrativa.

Tendo em vista os avanços da informatização dos processos nos quais estamos cada vez mais profundamente inseridos nos últimos anos, a atuação corporativa torna-se estritamente dependente das inovações tecnológicas.

Atualmente, a automação de processos faz parte da realidade de grande parte das rotinas operacionais de pequenas, grandes e médias empresas, sobretudo em razão do potencial de performance que oferecem para o negócio.

Qual a importância da gestão tecnológica?

A gestão tecnológica é essencial dentro das organizações, sobretudo por que através dela se pode impedir que as empresas se tornem obsoletas, conferindo maior competitividade e bons resultados financeiros para as companhias, independentemente do mercado em que elas estejam inseridas.

Em geral, o foco da tecnologia está centrado em um viés operacional, contudo, pode também se expandir para diferentes áreas de uma organização, incluindo pilares econômicos, sociais e ambientais.

Quanto mais uma organização apresenta melhores desempenhos com o uso da tecnologia, por exemplo, mais ela se destaca em um cenário mercadológico extremamente competitivo.

Assim, ao maximizar os potenciais tecnológicos traz-se maior visibilidade e prestígio, alcançando, diante dos consumidores, gestores e até investidores e parceiros de negócio, maior destaque financeiro e operacional.

Qual é o papel da gestão tecnológica nas empresas?

O investimento em gestão tecnológica dentro das empresas possibilita tornar o ambiente empresarial apropriado para desenvolver suas ofertas de mercado, sejam elas em forma de serviços, produtos, processos ou modelos de negócios.

Não se pode desconsiderar que a tecnologia é, em muitos casos, ponto inicial para a produtividade, operação e gerenciamento geral de negócios.

A participação da tecnologia, portanto, possui viés estratégico, afinal, ela vincula-se às questões de desenvolvimento de novas técnicas administrativas, se apresentando até mesmo como ferramenta corporativa crucial para qualquer negócio no futuro.

Sendo assim, o direcionamento das organizações está diretamente associado com as rotinas tecnológicas promovidas pela inovação.

Quais são os seus benefícios?

Dentre os desafios mais comuns que são diariamente enfrentados pelas organizações modernas é manter um ambiente que seja, ao mesmo tempo, produtivo, harmonioso e, consequentemente, rentável.

Nesse contexto, a tecnologia trouxe bastante valor, já que por meio dela pode-se reduzir custos, aumentar a produtividade, mensurar resultados — trazendo novos insights —, melhorar a comunicação, etc.

Como reflexo positivo, observa-se uma melhor disposição de energia e foco na performance, algo buscado dentro das organizações de forma recorrente. A seguir, confira algumas das vantagens da gestão tecnológica dentro de ambientes corporativos.

Custos reduzidos

Dentre os benefícios mais importantes do uso da tecnologia dentro de ambientes corporativos está a possibilidade de minimizar os custos operacionais. Adotar programas e softwares de gestão, por exemplo, pode contribuir para um melhor controle de processos, verificação de performance, bem como melhorar a comunicação entre equipe de colaboradores ou até mesmo os consumidores — além de permitir um desempenho financeiro mais significativo.

Maior produtividade

Passar muito tempo à frente de um computador e realizar trabalhos maçantes pode influenciar de maneira negativa na produtividade de qualquer profissional. Sendo assim, a gestão tecnológica utiliza técnicas de administração e aplica o uso de softwares que gerenciam tarefas, dinamizando o trabalho, reduzindo o tempo de execução e, em contrapartida, tornando o trabalhador mais estimulado a desempenhar melhor suas tarefas.

Acompanhamento de processos e desempenho

Existem ferramentas que auxiliam no processo de gestão empresarial, acompanhando as tarefas em execução por diferentes áreas de uma empresa. Dessa forma, pode-se ter maior controle sobre as atividades, avaliando individualmente aquelas que estão apresentando uma melhor performance.

Além disso, por meio das ferramentas de gestão tecnológica pode-se acompanhar de perto as métricas de desempenho estabelecidas para atingir determinados objetivos.

Além disso, elas podem auxiliar de forma efetiva na tomada de decisão, já que é possível entender melhor sobre as ações que apresentem bons resultados e quais precisam ser reformuladas.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!