Logo Mais Retorno
termos

Garantia Cruzada

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:29/03/2019 às 11:26 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é a garantia cruzada?

É chamado de garantia cruzada um fenômeno de empréstimo em que uma propriedade, além de servir de garantia em uma determinada dívida, é por si só a garantia (ou o objeto) de uma segunda obrigação.

Em geral, todo débito pode ser alvo de garantia cruzada: carros, imóveis, mercadorias, jóias, entre outras.

Como de garantia cruzada funciona?

O conceito de garantia cruzada é, por si, muito simples.

Imagine que você tenha comprado uma televisão de 22 polegadas, em 5 parcelas de 500 reais. Você ainda está pagando a terceira parcela quando, no meio de uma negociação com um amigo, decide comprar um home Theater.

Pressionado, você assume a compra e, no contrato, indica a televisão como garantia. Assim, caso você não pague pelo aparelho que adquiriu, ele pode tomá-la.

Nesse caso, você estará utilizando a televisão a título de garantia duas vezes: afinal, caso você não pague as parcelas restantes, o credor inicial irá retomá-la.

E isso é uma garantia cruzada: a propriedade que, sendo garantia de um empréstimo, é usada da mesma forma em uma segunda dívida.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!