Última modificação em 26 de abril de 2021

Quem é Gabriel Leal?

Gabriel Leal é um empresário brasileiro, sócio da XP Investimentos e head do setor comercial e de relacionamento com clientes da empresa — que é, diga-se de passagem, uma das maiores corretoras de investimentos do país que atua de forma independente. Leal também atua como diretor na Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, a ANBIMA.

Uma das figuras mais conhecidas do mercado financeiro nacional, Gabriel Leal tem esse reconhecimento, especialmente, por seu tempo de atuação na área. A sua experiência em empresas fora do país também contribui para a sua boa reputação.

O empresário é formado em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Apesar da sua formação, Gabriel tem a maior parte da sua carreira voltada para o setor financeiro. Ainda no campo acadêmico, tem um MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC).

Como começou a trajetória profissional de Gabriel Leal?

Ainda no início da sua carreira, Gabriel Leal atuou no setor financeiro de diversas multinacionais que atuam no Brasil. Já na AMBIMA, o executivo atua como um dos diretores, ao lado de outros grandes nomes como Carlos Ambrósio e Carlos Takashi.

Em dezembro de 2006, porém, Leal entraria para assumir a gerência da XP Educação, um dos cargos mais importantes da sua carreira até então, que o alçaria para voos ainda maiores. A marca em questão é um braço da XP Investimentos voltada para a educação financeira de pessoas que estão começando a investir na bolsa de valores.

Gabriel permaneceu no cargo até o ano de 2010. Nessa época, foi transferido para o cargo de diretor da área de Expansão e Novos negócios da marca — posição que ocupou por um ano e oito meses. Foi nesse período que ajudou na implementação do projeto de quiosques da XP. Foram implantados pontos físicos da gestora em aeroportos e shoppings com o objetivo de apresentar a marca para um novo — e maior — público e mostrar a ele os produtos da empresa.

Qual é a relação entre Gabriel Leal e a XP Investimentos?

A XP Investimentos é uma corretora de valores brasileira e, como dito anteriormente, é considerada como uma das maiores corretoras independentes do país. Criada em 2001, em Porto Alegre, pelos sócios Marcelo Maisonnave e Guilherme Benchimol, tem o intuito de ajudar pessoas comuns e pequenos investidores a atuar no mercado de ações, conseguindo, assim, democratizar essa prática no Brasil.

No início, a empresa enfrentou dificuldades devido ao momento econômico delicado. O segundo ano de atividade do negócio foi negativo para o mercado de ações por conta da alta valorização do dólar. Por conta das constantes quedas que o mercado de ações apresentou, a captação de clientes foi bastante prejudicada.

A empresa, porém, conseguiu se reerguer, crescer ainda mais e expandir. Além de escritórios no Rio de Janeiro em São Paulo, conta com mais de 650 escritórios de agentes credenciados em 25 estados do Brasil, além de um escritório em Nova York e um em Miami.

Em agosto de 2012, Gabriel Leal se torna o Diretor de Distribuição e Performance da XP Investimentos e deixa de atuar somente com o braço educacional da empresa. Durante seus 11 meses no cargo, o executivo foi responsável por monitorar tanto a inteligência quanto a performance do canal de distribuição do grupo.

Já em agosto de 2013, quase seis anos depois de ter ingressado na empresa, Gabriel Leal foi promovido mais uma vez. A posição assumida foi a de Sócio-Diretor da área Comercial e de Relacionamento do cliente, que o deixa responsável pelos canais de distribuição independente, private, varejo, Wealth Management e de relacionamento com consumidores e marcas como Clear, Rico e a própria XP.

Termo do dia

Ad Valorem

O que é Ad valorem? Ad Valorem é uma expressão latina, cujo significado literal é “conforme o valor”. Essa expressão é, em geral, usada no contexto…