Fundo de Renda Fixa Alavancado

Última modificação em 05 de Maio de 2021 às 12:16

O que é um fundo de renda fixa alavancado?

O fundo de renda fixa alavancado é uma estratégia que investimentos que visa mesclar os ativos da renda fixa tradicional com a alavancagem financeira, que consiste em um aumento de capital em risco.

De certa forma, podemos dizer que é uma tentativa de melhorar a rentabilidade entregue ao cotistas, tornando um fundo que, ao menos em tese, é mais conservador para um perfil mais moderado.

Para entender a dinâmica desse tipo de fundo de investimentos, precisamos então compreender as regras que envolvem um fundo de renda fixa e, claro, como funciona a alavancagem.

Como funciona um fundo de renda fixa alavancado?

Por regra, um fundo de renda fixa deve ter ao menos 80% do seu patrimônio nessa classe de ativos. Isto é, em produtos da renda fixa. É o caso de títulos públicos, títulos bancários e até títulos privados, embora esse último grupo traga um aumento considerável de risco — e o investidor deve estar ciente disso.

O restante do valor patrimonial (20%) pode ser investido em outros tipos de produtos, inclusive em derivativos, que são produtos de renda variável. É importante que você saiba disso para não inferir, de maneira incorreta, que um fundo de renda fixa é um fundo seguro. No entanto, para tranquilizá-lo, nem todo gestor utiliza essa margem adicional para elevar o risco. É preciso conferir caso a caso.

E em relação à alavancagem? Esse é o nome de um processo em que um investidor abre posições no mercado com valores maiores do que possui em sua conta na corretora. No caso dos fundos de investimentos, esse valor é maior do que o próprio patrimônio do fundo.

Para realizar o processo de alavancagem, a gestão precisa trabalhar com ativos que permitam esse processo. É o caso de opções e derivativos, por exemplo. Repare, entretanto, que são ativos pertencentes ao universo da renda variável.

Portanto, um fundo de renda fixa alavancado nada mais é do que um produto tradicional da categoria, mas que eleva o seu risco por meio da alavancagem financeira utilizando derivativos ou outros produtos similares.

Quais são as vantagens do fundo de renda fixa alavancado?

A principal vantagem de um fundo de renda fixa alavancado é a possibilidade de entregar um resultado melhor do que concorrentes tradicionais. Isso porque, de um modo geral, os derivativos possuem um risco elevado. Desta forma, ao acertar na seleção dos ativos, o gestor pode obter uma rentabilidade atrativa.

Outra vantagem é que, de certa forma, esse fundo de renda fixa alavancado oferece maior diversificação. Isso na medida em que ele vai trabalhar com ativos de classes distintas, saindo um pouco da renda fixa tradicional. No entanto, vale reforçar: a gestão não pode quebrar o regulamento ou o mandato do fundo para esse objetivo.

Quais são as desvantagens do fundo de renda fixa alavancado?

Por outro lado, um fundo de renda fixa alavancado eleva substancialmente o risco do produto. Ou seja, se você investe em um fundo desse tipo esperando segurança, pode se surpreender com os resultados.

Outro ponto importante é que a alavancagem pode trazer perdas superiores ao investimento inicial. Assim, em caso do erro do time de gestão, os prejuízos podem ser mais severos e, em casos extremos, até exigir novos aportes dos seus cotistas. Portanto, considerando o cenário da alavancagem, o investidor deve ter um perfil mais voltado ao arrojado, mesmo em produtos de renda fixa.

Por fim, embora seja algo que depende do seu nível de experiência no mercado financeiro, essa prática dificulta a análise. Isso porque, ao avaliar fundos de investimentos, você pode se sentir atraído por uma maior rentabilidade, mas que foi obtida correndo riscos diferentes de outros produtos tradicionais.

Câmara de Arbitragem

Câmara de Arbitragem

O que é Câmara de Arbitragem Uma Câmara de Arbitragem é um órgão privado voltado à resolução extrajudicial de conflitos. Em outras palavras, ele se dedica...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo