Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Fundo de Pensão Instituído

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/06/2021 às 19:36 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é um fundo de pensão instituído?

Na construção de uma aposentadoria, existem alguns caminhos que podem ser utilizados pelos investidores. Um dos melhores é buscar da previdência privada, algo que pode ser alcançado usando do fundo de pensão instituído.

Antes, vale lembrar que a previdência pública, gerenciada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Nacional), é mais usadas pelos brasileiros. No entanto, ela apresenta diversas limitações — inclusive sobre os valores gerados para os seus contribuintes.

Desta forma, especialmente para quem tem um custo de vida mais elevado, a previdência privada é um caminho mais atrativo para complementar a própria renda no futuro. É aqui que entra o fundo de pensão instituído como uma melhor solução.

Como funciona o fundo de pensão instituído?

O fundo de pensão instituído é comercializado pelo que se chama de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), que é uma instituição que visa oferecer produtos de previdência para um público mais restrito de pessoas.

Neste contexto dos fundos de previdência privada, nós temos dois grupos principais de formatos para o investidor buscar a construção da sua própria aposentadoria. São eles:

  • Planos instituídos: são emitidos para gestão da previdência privada, mas sem uma empresa patrocinadora responsável pela gestão dos recursos e dos investidores;
  • Planos patrocinados: ao contrário do primeiro grupo, esse tipo de plano conta com uma empresa patrocinadora.

E como tudo isso funciona na prática? Se o fundo é patrocinado, apenas colaboradores associados podem investir seus recursos no plano de previdência. Trata-se, portanto, de um modelo mais fechado.

Já no caso do fundo de pensão instituído, há maior liberdade de participação. E isso pode trazer vantagens adicionais ao contribuinte, como veremos ao longo do próximo tópico.

Quais são as vantagens do fundo de pensão instituído?

A primeira vantagem do fundo de pensão instituído você já viu: a flexibilidade para a participação dos contribuintes. Não há uma obrigatoriedade de apresentar vínculo com uma empresa patrocinadora, por exemplo.

Outro ponto interessante está na própria contribuição. Fundos dessa categoria não exigem uma cobrança mensal e fixa, podendo então o investidor definir como vai funcionar o seu tipo de aporte. Essa liberdade é fundamental para que o investidor gerencie seus recursos da maneira que julgar pertinente.

Ademais, as próprias taxas cobradas para a gestão do patrimônio são mais atrativas em fundos de pensão. Isso porque eles são gerenciados por entidades sem fins lucrativos.

Por fim, há ainda maior transparência no compartilhamento de informação sobre as estratégias utilizadas sobre o patrimônio aportado. Pela maior variedade de investidores, o fundo de pensão busca gerar maior mecanismo de controle para o investidor.

Quais são as desvantagens do fundo de pensão instituído?

Em relação às desvantagens, a primeira delas é que todos os pontos que abordamos no tópico anterior se aplicam a um comparativo no mesmo segmento, mas a verdade é que os planos de previdência nem sempre são produtos atrativos e bem estruturados quando olhamos para o cenário completo de fundos de investimentos.

Além disso, fundos de pensão também exigem uma análise atenta a diversos fatores como prazo para resgate. Por vezes, pode ser fácil fazer aportes, mas nem tão simples assim receber o valor de volta quando solicitado. É preciso estar bem consciente desse prazo.

Fundo de pensão instituído vale a pena?

Para quem busca criar uma aposentadoria mais robusta do que acontece nos planos de previdência social tradicionais, o fundo de pensão é uma possibilidade atrativa, em especial pelo controle dos aportes.

No entanto, em termos de rentabilidade, existem outros produtos no mercado financeiro mais atrativos. Portanto, usá-los ou não depende diretamente dos objetivos do investidor, assim como o nível de adesão ao risco para o seu capital.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados