Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Frank Geyer Abubakir

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:09/03/2021 às 13:53 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Frank Geyer Abubakir?

Frank Geyer Abubakir é presidente do Conselho de Administração da Unipar Carbocloro S.A., assim como é um dos acionistas do negócio. A empresa é a maior produtora de cloro da América Latina e também é considerada como uma das maiores do setor de fabricação de PVC.

Neto de Paulo Geyer, Frank ganhou protagonismo público após a morte de seu avô, em 2004. Já em 2008, chegou à presidência da Unipar (UNIP6). Seu nome foi envolvido e associado à um caso de corrupção e esse escândalo fez com que ele se afastasse da posição por alguns anos.

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, Frank Geyer Abubakir chegou a ingressar no curso de Direito. Por ingressar ainda bastante jovem nos negócios da família Geyer, porém, não conclui o curso. É casado com Maria Cecília Soares de Sampaio Geyer e, juntos, foram responsáveis por doações à diversas obras que estão na Casa Geyer, no Museu Imperial de Petrópolis.

Ainda bastante jovem, Frank se mudou com a família para Salvador, na Bahia. Foi lá que ele passou a maior parte da sua juventude e concluiu a formação escolar básica. Nos anos seguintes, passou a trabalhar nos negócios da família e ganhar cada vez mais destaque.

Qual é a trajetória profissional de Frank Geyer Abubakir?

No ano de 2001, Frank Geyer Abubakir assumiu o posto de Diretor-Presidente da Securitas União Corretora de Seguros S.A., um braço voltado para a área de seguros do Vila Velha. O empresário, então, foi um dos principais responsáveis pela recuperação financeira do negócio na época.

Já em 2004, com a morte de seu avô, Frank começou a se aproximar cada vez mais do Conselho de Admistração da Unipar. Em 2005, por consequência, assume a posição como membro do Conselho. Somente três anos depois já foi eleito como presidente do mesmo Conselho e, com isso, se tornou uma das pessoas mais fortes e influentes da Unipar.

Frank também assumiu, nessa mesma época, a liderança do grupo dos herdeiros, formado por sua mãe e por suas tias. Foi somente após a celebração do acordo dos acionistas que conseguiu se eleger como presidente do Conselho, tendo como vice-presidente Maria Soares de Sampaio Geyer. Desde então, as negociações entre os herdeiros da família Geyer tiveram vários desdobramentos com intensa movimentação judicial, até que, em 2009, todas foram concluídas.

Qual a relação de Frank Geyer Abubakir com o setor petroquímico?

Especialmente depois da crise de subprime, que afetou a economia global, Abukakir se tornou um dos protagonistas do setor petroquímico no Brasil, já em seus primeiros anos de gestão. Em 2008, participou da criação da Quattor e, cerca de um ano depois, teve papel ativo e muito importante nas negociações que envolviam a compra de parte da empresa pela Braskem, um novo negócio fruto da parceria entre Petrobras e Odebretch. A negociação se encerrou em 2010.

Em 2014, logo no início do ano, Frank foi nomeado como diretor presidente da Unipar Carbono. O empresário seguiu ganhando espaço dentro dessa área, porém, em 2016, precisou se afastar da posição. Na época, tanto ele quanto a empresa estavam sendo investigados na negociação da aquisição citada anteriormente, uma investigação que foi fruto do escândalo da época que envolvia o governo e diversas empreiteiras.

Ao fim desse processo, Frank Geyer Abubakir assumiu sua participação no caso. Por conta disso, foi indiciado por crimes de corrupção e sonegação de impostos. Como pena, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) determinou que o empresário pagasse uma multa equivalente a 35 milhões de dólares. No final de 2017, com o término do caso, Abubakir reassumiu a posição de liderança na empresa e, desde então, o seu maior desafio é retomar a estabilidade do negócio.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados