Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

FICS : saiba o que são e como funcionam

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/05/2023 às 18:26 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

O que são FICS (Fundos De Cotas Que Investem No Mercado Local Ou No Exterior)?

Os fundos de cotas que investem no mercado local ou no exterior são veículos de investimento coletivo que adquirem cotas de outros fundos como uma parte da sua estratégia de alocação de ativos.

Isso significa que em vez de investirem diretamente em ativos individuais, esses fundos compram cotas de outros fundos que, por sua vez, podem investir em diferentes classes de ativos — entre elasações, títulos, commodities e imóveis.

Quais são as diferenças entre FICS do mercado local e do exterior?

Os fundos de cotas que investem no mercado local adquirem cotas de fundos domiciliados no próprio país em que o fundo de cotas está estabelecido. Eles podem ser compostos por ações de empresas locais, títulos do governo, títulos corporativos e quaisquer outros ativos negociados no mercado interno.

Já os fundos de cotas que investem no exterior, por sua vez, adquirem cotas de fundos que estão domiciliados em outros países. Esses fundos podem investir em ações de empresas estrangeiras, títulos de governos estrangeiros, títulos corporativos internacionais, moedas estrangeiras e outros ativos negociados em mercados a níveis globais.

Por meio dos fundos de cotas — independentemente de qual modalidade —, os investidores têm acesso a uma carteira diversificada de ativos gerenciada por gestores profissionais. Esses fundos permitem que investidores com menor capital disponível possam ter acesso a diferentes mercados e classes de ativos, mesmo que não tenham conhecimento especializado ou mesmo recursos para investir diretamente neles.

Como os FICS de mercado local e do exterior funcionam?

Os FICS que investem no mercado local ou no exterior funcionam como veículos de investimento coletivo, onde os investidores adquirem cotas que representam uma fração do patrimônio total do fundo.

Esses fundos, por sua vez, são gerenciados por profissionais de investimento, como os gestores de fundos ou equipes de gestão, que tomam as decisões de alocação de ativos com base na estratégia do fundo.

Em vez de investir diretamente em ativos individuais, os FICS compram cotas de outros fundos como parte de sua estratégia de diversificação. Essa abordagem permite que os investidores tenham acesso a uma ampla gama de ativos por meio de um único investimento. Os gestores do fundo decidem como alocar o capital em diferentes ativos e tudo vai depender da estratégia do fundo.

O valor das cotas do fundo é calculado com base no desempenho dos ativos subjacentes. Isso significa que se o valor do fundo aumentar, o valor das cotas também aumenta. Sendo assim, os investidores têm a flexibilidade de resgatar suas cotas a qualquer momento, normalmente pelo valor atualizado.

Aqui, é importante salientar que os fundos de cotas estão sujeitos a riscos de mercado e, principalmente, que o desempenho passado não garante resultados futuros. Além disso, esses fundos cobram taxas de administração e, em alguns casos, taxas de performance para cobrir os custos de gestão do fundo.

Quais são os principais objetivos dos FICS?

A diversificação é um dos principais objetivos dos fundos de cotas. Ao investir em diferentes fundos, eles buscam reduzir o risco concentrado em ativos individuais ou em mercados específicos. Isso pode ajudar a reduzir a volatilidade e o risco geral do portfólio do fundo.

Outro objetivo dos FICS é o acesso a mercados específicos. Os fundos de cotas podem permitir que os investidores acessem mercados locais ou internacionais aos quais teriam dificuldade em investir individualmente. Um investidor local, por exemplo, pode utilizar um fundo de cotas para investir em ativos estrangeiros sem a necessidade de abrir uma conta em uma corretora no exterior.

É importante frisar mais uma vez que os objetivos dos fundos de cotas podem variar e é fundamental ler o prospecto e todas as informações disponíveis com muita atenção antes de investir. Os investidores devem considerar seus próprios objetivos de investimento, horizonte de tempo e tolerância ao risco ao escolher um fundo de cotas que atenda às suas necessidades.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados