Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

FEBRABAN

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:05/10/2020 às 17:58 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é FEBRABAN?

FEBRABAN é a sigla para Federação Brasileira de Bancos, que se trata do ente mais importante do país quando se trata de representar o setor bancário nas esferas governamentais — Executivo, Legislativo e Judiciário.

Porém, por que esse setor precisa de representatividade? Para algumas medidas, como, por exemplo:

  • aperfeiçoar o sistema normativo, por meio do diálogo entre os bancos e os órgãos de proteção ao consumidor e ao investidor;
  • melhorar os serviços gerais;
  • reduzir os níveis de risco, como litígios, perda de reputação e falência;
  • reunir esforços para aumentar o acesso da população aos produtos financeiros.

A sede da federação está localizada em São Paulo e não é possível realizar operações financeiras por lá - nada de empréstimos e aplicações financeiras!

Já o portal da FEBRABAN, na internet, contém publicações úteis para você que busca investir com estratégia.

Como utilizar os conteúdos da FEBRABAN para investir de maneira inteligente?

Estatísticas econômicas e bancárias

O setor de Economia da federação, em parceria com algumas das 119 instituições financeiras associadas, como Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, etc., colhe projeções para o mercado de crédito. Mensalmente, são publicadas as pesquisas de economia bancária com dados relevantes para a consulta do público geral.

Por exemplo, em agosto de 2020, a pesquisa revelou que 88,2% dos bancos participantes estão na expectativa de manutenção da taxa Selic em 2% a.a. até o fim do ano.

Outro dado: 70,6% dos respondentes acreditam na retração do PIB entre 5% a 6%, enquanto apenas 17,6% creem em uma redução entre 4 e 5%.

Quando mais estudadas são essas informações, melhores são os passos no mercado de investimentos.

Informativos de economia e regulação bancária

Como o nome sugere, essa publicação é mais curta e apresenta os principais acontecimentos da semana. A última edição disponível, por exemplo, cita as consequências da decisão do Senado que venceu o veto o qual mantinha a proibição do reajuste salarial dos servidores até 2021.

O informativo também trouxe uma discussão sobre os novos recordes de alta nos índices acionários dos EUA, ao passo que as bolsas de valores, inclusive da Europa, caíram, junto com o preço do petróleo. Uma justificativa para isso seria o curso da pandemia, já que os países europeus têm relatado novos surtos.

Instituto FEBRABAN de Educação (INFI)

O INFI - que se encontra no mesmo endereço da FEBRABAN, mas em outro andar do edifício - é a escola de finanças e negócios da federação. Conta com cursos de curta duração, cursos preparatórios, conferências, dentre outras oportunidades. Algumas das próximas turmas dos cursos de curta duração são: Fundos de Investimentos, Capacitação em Operadores de Câmbio e Capacitação em Blockchain para Executivos.

A maioria desses conteúdos são pagos, mas a FEBRABAN fez uma parceria com o Sebrae e criou o Meu Bolso em Dia, com materiais focados nos empreendedores. Basta preencher o formulário com seu nome e e-mail, então você é direcionado para um teste que identifica o seu perfil financeiro. A depender do resultado do teste você recebe a recomendação de algum curso específico.

Outras funcionalidades do portal FEBRABAN

A página oferece o Busca Banco, ferramenta que informa o endereço de mais de 18 mil agências, códigos de compensação, datas dos feriados bancários e outros. O STAR, Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros, é outro recurso interessante para o público. Ele compara as tarifas cobradas pelos principais bancos do país.

Em “Atendimentos dos Bancos”, você pode consultar os dados de contato de qualquer banco. O site também tem uma seção voltada para dicas de segurança, com orientações sobre o uso de cartões, caixa automático e phishing, modalidade de fraude em meio eletrônico.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados