Última modificação em 19 de maio de 2021

O que é FCI/LL?

O FCI/LL se trata de um indicador que avalia a quantidade de capital que a empresa investe em relação ao que ela está gerando de Lucro Líquido. A conta é simples: pega-se o Fluxo de Caixa de Investimentos e divide-se pelo Lucro Líquido.

Para que você possa compreender melhor o significado de FCI/LL, precisamos definir algo muito importante: a Demonstração do Fluxo de Caixa.

Ela é uma demonstração contábil de todas as movimentações (entrada e saída de capital) que ocorreram no caixa da empresa derivadas das atividades operacionais, de investimentos e de financiamentos.

A demonstração do Fluxo de Caixa é dividida em alguns segmentos distintos:

O Fluxo de Caixa Operacional (FCO) trata das entradas e saídas de capital que a empresa teve referente à sua operação principal, ou seja, ao seu negócio propriamente dito, sua atividade-fim.

Podemos citar como exemplos disso, a entrada de dinheiro oriundo das vendas dos seus produtos; a saída de dinheiro para pagamento de salários, despesas, fornecedores, impostos etc.

O Fluxo de Caixa de Investimento (FCI) trata das entradas e saídas de capital que a empresa teve referente aos investimentos. Ou seja, quando a empresa utiliza o capital para comprar novos imóveis, maquinários, softwares, ou para fazer investimentos em Fundos DI a fim de receber algum retorno lucrativo em cima deles.

Caso a empresa venda alguma imobilizado, o capital oriundo dessa venda também estará descrito no Fluxo de Caixa de Investimento.

O Fluxo de Caixa de Financiamento (FCF) trata da entrada de capital na empresa oriunda de financiamento, ou seja, empréstimos que a empresa pega com terceiros. Talvez a empresa veja necessidade de fazer um empréstimo para financiar algum investimento, como a compra de um imóvel.

É importante saber que, como trata-se de financiamento, a empresa estará fazendo dividas.

Qual é a função do FCI/LL?

O indicador de Fluxo de Caixa de Investimento sobre o Lucro Liquido de fato não é um indicador muito utilizado por investidores no momento de análise de empresas. Na realidade, pouco se tem descrito sobre esse indicador, que muitas vezes pode estar relacionado ao crescimento da empresa.

Por exemplo, ao realizar a conta matemática e encontrar um FCI/LL de 90%, significa que 90%
do valor de Lucro Líquido de uma empresa foi utilizada em investimentos. Já um FCI/LL de 4%, significa que apenas 4% do valor do Lucro Líquido foi investido. Simples e prático!

Porém, não existe um valor de FCI/LL ideal para todas as empresas.

Isso ocorre pois algumas empresas estão em grande expansão e por isso necessitam investir valores elevados para alcançar o mercado, enquanto outras empresas atuam em setores de pouco crescimento - ou até mesmo já são empresas consolidadas no mercado, mas que não encontram mais caminhos para novas expansões, e por isso investem pouco, ou seja, têm um FCI/LL baixo.

Existe, ainda, um outro indicador semelhante ao FCI/LL mas com uma diferença importante: trata-se do CAPEX.

Esse indicador também se refere ao investimento que a empresa realiza, porém apenas das aquisições ou melhorias de ativos imobilizados (imóveis, maquinas) e intangíveis (software, patentes, etc.).

Enquanto que o FCI se refere a todo tipo de investimento, como por exemplo nos Fundos DI. Esse indicador (CAPEX) costuma ser mais utilizado no momento da análise de uma empresa do que o FCI/LL.

Termo do dia

Oferta 476

A Oferta 476 é o conjunto de diretrizes ditadas pela CVM no que se refere ao acesso para o mercado de capitais. Confira mais detalhes sobre ela…