Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Fator de Cálculo de Indenização

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/06/2021 às 21:42 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é fator de cálculo de indenização?

O fator de cálculo de indenização é um método utilizado para encontrar o valor a ser pago por uma seguradora para o seu cliente em caso de alguma eventualidade contratada.

Na prática, esse é um valor que será aplicado pelo valor total segurado, de modo a encontrar a quantidade de dinheiro que um segurado poderá receber. Esse fator de cálculo deve estar explícito no ato da contratação do seguro para maior transparência entre as partes.

Importante lembrar que a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) não estabelece uma norma padrão para esse tipo de cálculo. É claro que as empresas são fiscalizadas e devem respeitar protocolos, mas há liberdade de selecionar entre alguns métodos para encontrar os valores da prestação do serviço.

Outro ponto a mencionar é que existem diferentes modalidades de seguros. Desta forma, o ambiente e a metodologia de cálculo podem variar de acordo com a categoria contratada — como, por exemplo, seguro de saúde, de automóvel ou de vida.

Como o fator de cálculo de indenização funciona?

Se não há uma única maneira de realizar o cálculo de indenização, a SUSEP também não deixa a metodologia totalmente aberta às vontades das empresas seguradoras. Portanto, existem duas formas principais pelas quais as companhias podem estabelecer os valores para o pagamento de indenização aos seus clientes.

A primeira delas é usar de um fator de cálculo de indenização fixo. Em outros casos, ele pode ser variáveis de acordo com uma tabela estabelecida previamente com o cliente. Importante reforçar que essa opção variável não permite que a seguradora altere as condições do seguro a qualquer momento após a contratação, algo que poderia prejudicar o seu segurado.

Outro ponto que influencia no cálculo de uma indenização é o valor do bem segurado. Quanto mais valioso, mais cara será a contratação do seguro e também a indenização a ser paga pela seguradora caso o sinistro seja acionado.

Por fim, vale lembrar que o cálculo do prêmio de uma seguradora ainda embute algumas taxas além do valor do bem e do fator de cálculo de indenização. É o caso de uma taxa de prêmio de risco, despesas administrativas e até mesmo uma taxa de segurança, para o caso de que o cálculo de indenização não tenha sido feito com precisão.

Qual é a importância do fator de cálculo de indenização?

O fator de cálculo de indenização tem uma grande importância no contexto da contratação de um plano de seguro. Em primeiro lugar, ele transmite transparência entre as partes. A fórmula do cálculo da indenização deve ser contemplada em contrato de modo que o cliente possa saber com antecedência a metodologia da empresa contratada.

Ademais, é também uma forma da própria seguradora encontrar valores que sejam adequados para o serviço prestado. Tenha em mente que a empresa não pode assumir riscos maiores do que os eventuais custos com indenização, pois isso traria um problema grave para o caixa do negócio.

Há também uma preocupação em termos de governança. Como fator de cálculo de indenização aplicado, a seguradora deixa claro como ela pratica seus valores no mercado de seguros. E essa é uma medida relevante como maneira de proteger contra a fiscalização da SUSEP, que é bastante rigorosa com as companhias do setor.

Lembrando que, caso você opte pela contratação de um seguro, deve ler bem o contrato e todas as cláusulas, em especial aquelas que informam sobre as obrigações do segurado, assim como o fator de cálculo de indenização aplicável. É bem comum que os clientes ignorem esta etapa na contratação e depois venham a enfrentar problemas na hora de solicitar o seu prêmio em uma eventualidade.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados