Última modificação em 2 de dezembro de 2020

O que é Fact Sheet?

Fact sheet em uma tradução livre e literal, significa “ficha técnica” ou apenas “ficha”.

Essa ficha corresponde a uma apresentação de dados e informações sobre uma instituição de forma mais direta e muito visual, com o objetivo de dar maior destaque a certos dados que a compõem.

Normalmente as empresas - em especial aquelas que têm ações na bolsa de valores - utilizam o fact sheet para apresentar algumas informações que consideram relevantes para seus possíveis investidores, acionistas e analistas financeiros.

Esse modo de divulgar informações, tais como princípios, valores, metas, composição acionária, alocação de investimentos, balanços financeiros e entre outras coisas, é interessante por facilitar a compreensão de quem está lendo.

Isso porque, além de fact sheets serem curtos (contendo entre uma a três páginas), eles são repletos de gráficos, imagens e pequenos textos.

Assim, um fact sheet é capaz de transmitir informações de maneira mais objetiva e clara, permitindo que o leitor tenha rápida compreensão daquilo que busca saber sobre a empresa analisada.

Outros órgãos e instituições que têm atuação nacional ou mundial também fazem uso dessa ficha para apresentar resultados a populações e governos em geral. Como exemplo, podemos citar a Organização das Nações Unidas (ONU), a União Europeia (UE) e até mesmo a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA).

Quem pode fazer um Fact Sheet?

Já foi mencionado o papel dos fact sheets para grandes instituições: eles servem para divulgar certas informações - em especial para demonstrar resultados específicos para acionistas, investidores, analistas e sociedade em geral.

Mas, será que eles são úteis e necessário apenas nesses casos?

Para uma pessoa autônoma e também para Micro e Pequenas Empresas (MPEs) pode ser interessante criar, com uma certa periodicidade, um fact sheet. Isso porque ele é uma boa maneira de mostrar aos clientes  quais os resultados e outros dados que forem considerados relevantes em determinado período.

Assim, o fact sheet pode ser uma boa maneira de autônomos e MPE’s demonstrarem suas qualidades enquanto empresa de forma objetiva. Essa ficha pode ser um complemento interessante para informações divulgadas em sites e redes sociais da marca.

Ele pode até mesmo servir como um complemento para o portfólio de produtos e serviços!

Por fim, vale ressaltar que, do ponto de vista da instituição que produz o fact sheet, ele é importante por, de certa maneira, facilitar a compreensão de informações sobre a empresa.

Isso pode implicar na atração de clientes e parceiros, por exemplo, que desejam saber se vale a pena investir na empresa e precisam de informações objetivas sobre ela...

Já do ponto de vista de quem lê o fact sheet, seja essa pessoa uma investidora, cliente, analista ou pesquisadora, ele é uma forma rápida e fácil de obter as informações desejadas. Isso sem a necessidade de recorrer aos longos e complexos relatórios contábeis, sabe?

Como fazer um Fact Sheet?

Em geral, grandes corporações têm uma equipe de comunicação, composta por assessores de
imprensa, designers, profissionais de marketing e etc. Nesse caso, o fact sheet é produzido com o envolvimento de todo esse pessoal.

O mesmo ocorre para blocos econômicos como a UE, que foi citada anteriormente.

Contudo, uma pessoa autônoma ou dona de uma MPE dificilmente poderá contar com a disponibilidade de um grupo para criar fact sheets. E, nesse caso, o que pode ser feito?

Em primeiro lugar, pode-se considerar contratar um designer para criar o fact sheet como freelancer. Há diversas plataformas nas quais esses profissionais oferecem esse tipo de serviço a um preço acessível!

Se não houver a possibilidade de contratar alguém, basta utilizar plataformas que permitem criar essa ficha na internet e seguir algumas regras. São elas:

Seguindo esses passos, será possível criar um bom fact sheet para divulgar dados e resultados do seu empreendimento.

Termo do dia

Aposentadoria Integral

O que é Aposentadoria Integral? Aposentadoria Integral é o benefício recebido sem descontos. Um erro comum é acreditar que a aposentadoria integral corresponde a 100% do…