Logo Mais Retorno
termos

Ethereum: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:20/05/2022 às 20:07 -
Atualizado 7 meses atrás
Compartilhe:

O Ethereum é uma plataforma blockchain que viabiliza transações decentralizadas, como transferências de ativos digitais sem a necessidade de instituições financeiras para intermediar. A partir disso, criou-se também a ether, sua criptomoeda.

O Ethereum também permite que desenvolvedores criem moedas digitais através de sua estrutura já estabelecida. Hoje, mais de 60% de criptomoedas são criadas através da plataforma Ethereum.

Smart Contracts – Contratos Inteligentes Ethereum

A criação de criptomoedas dentro da plataforma acontece graças aos contratos inteligentes, que viabilizam a elaboração da criptomoeda sem que haja intermediários.

Os contratos inteligentes é um projeto autoexecutável criado para facilitar o desenvolvimento e a negociação de criptomoedas para garantir a confiabilidade entre pessoas desconhecidas na internet que realizam negociações dentro das plataformas, como por exemplo, a Ethereum.

Com a criação do smart contracts, as transações não contam com a intervenção humana, contratos jurídicos e intermediários. O contrato é automatizado e inalterável, garantindo que todas as regras estabelecidas serão seguidas. No contrato também são inclusos todos os direitos, deveres e penalidades para ambas as partes.

Quais são as principais características do Ethereum?

Plataforma Descentralizada

A plataforma Ethereum é descentralizada, não há órgão responsável intermediando a utilização da plataforma, garantindo a segurança da plataforma. Na internet há muitas plataformas centralizadas que necessitam de informações pessoais e por isso estão sujeitas a serem hackeadas.

Os dados inseridos são imutáveis

Os dados inseridos na rede não podem ser alterados

Disponibilidade

A plataforma está sempre disponível para uso

Segurança

Com a descentralização da plataforma, criptofrafia e bloeckshain, o Ethereum é considerado uma plataforma segura. 

O criador da Ethereum

Vitalik Buterin é um programador russo-canadense conhecido como fundador da moeda digital, responsável por criar aos 19 anos de idade, Buterin sempre se destacou. No terceiro ano da escola, foi realocado em uma sala de crianças "superdotadas" devido ao seu desempenho. Começou a estudar mais profundamente matérias de matemática e e programação.

Aos 17 anos teve seu primeiro contato com a criptomeda Bitcoin. Depois do seu interesse em criptomoedas, conheceu grandes desenvolvedores e ficou animado com a idéia de desenvolver um projeto, então,publicou no white paper (livro branco) sua proposta chamada Ethereum.

O que é Ether?

Ether é uma criptomoeda digital, devido sua origem, a plataforma Ethereum e a criptomoeda Ether são tratadas como sinônimos. 

A criptomoeda Ether é o gás - combustível - para que a plataforma Ethereum funcione. O gás, também é é conhecido como a taxa cobrada para a realização das transações. A taxa não é especifica e é cobrada através da criptomoeda Ether, que garante a movimentação da plataforma.

Ether não é a única moeda digital da plataforma 

Ethereum é o lugar onde se encontra millhares de tokens. Os tokens são a representação digital de um ativo que operam em blockchain já existentes. O valor do token está vinculado ao que ele representa, hoje, muitas pessoas possuem tokens que representam participações em empresas, imóveis, arte e muitos outros. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter