Empresa Júnior
O que é uma Empresa Júnior?
Empresa Júnior (EJ) é uma organização sem fins lucrativos voltada para a sociedade civil acadêmica. Ela tem como objetivo fomentar o mercado de trabalho com o auxílio de estudantes e parcerias com empresas privadas.
O mundo acadêmico é um rico celeiro de oportunidades onde o profissional em formação pode explorar ideias e projetos com todo suporte e orientação. Foi seguindo essa linha de raciocínio que nasceu o que chamamos de Empresa Júnior.
Todo o corpo organizacional da EJ é formado normalmente por discentes com espírito empreendedor e, apesar de contar com investimento financeiro para colocar em prática as ideias e projetos, ninguém recebe por isso. Todo dinheiro é investido na própria empresa júnior, no projeto e na capacitação de seus membros.
Fazer parte de uma empresa júnior pode render excelentes resultados para o profissional em formação.
Além de vivenciar na prática tudo que compõe o universo corporativo, o acadêmico tem a oportunidade de idealizar e executar projetos que, muitas vezes, levariam anos de vida profissional.
Como participar de uma Empresa Júnior?
O primeiro passo é estar devidamente matriculado em uma universidade. É necessário se informar junto a secretaria do curso ou grêmio acadêmico se ela possui, em sua grade de serviços oferecidos aos alunos, o programa de Empresa Júnior ativo.
Caso a universidade tenha um projeto de EJ, será necessário o estudo de alguns pontos, como se há vaga disponível e como e quando será o processo seletivo.
Cada universidade tem um cronograma e pré-requisitos mínimos para as candidaturas de participantes, que podem variar entre:
- tipos de cursos;
- períodos mínimos cursados;
- coeficiente de rendimento mínimo;
- carta de recomendação de algum docente.
É importante saber que para fazer parte de uma empresa júnior o candidato passa por provas, dinâmicas e entrevistas - exatamente como se estivesse disputando uma vaga de emprego ou estágio.
Quais as vantagens de uma Empresa Júnior?
Uma empresa júnior favorece estudantes, universidades e a iniciativa privada das seguintes formas:
Estudantes
É uma maneira de trabalhar em projetos dos mais variados setores, aprendendo na prática todo o funcionamento de uma empresa. Pela empresa júnior, é possível ter contato direto com profissionais de diversos nichos, compreender como o mercado financeiro funciona e ainda iniciar o networking desde a faculdade.
Universidades
É ótimo para a imagem dos centros universitários ter em seu portfólio projetos de EJ de sucesso. Isso atrai investimento, abre porta para boas parcerias e, claro, abre vantagem ante a concorrência.
Empresas
Para as empresas e todo o setor privado, investir em um Empresa Júnior com um bom projeto em desenvolvimento é um ótimo negócio. A organização tem a possibilidade de captar futuros talentos e ter a sua marca estampando um produto ou serviço de qualidade a baixo custo.
Como é o cenário das Empresas Juniores no Brasil?
O Movimento Empresa Júnior (MEJ) chegou no Brasil em 1988 e logo se firmou como uma das iniciativas mais promissoras dentro das universidades. Inclusive, o Brasil é o país com o maior número de EJ no mundo.
Para ter uma visão um pouco mais detalhada do que representam as empresas juniores no país hoje, vamos a alguns números importantes:
- Existem 220 instituições universitárias com programas de Empresa Júnior em seus centros acadêmicos;
- O MEJ movimenta uma rede com mais de 22 mil empresários juniores em todo território nacional;
- Já foram colocados em prática mais 28 mil projetos;
- Em 2019, o MEJ teve um faturamento calculado em R$ 44 milhões.
A empresa júnior é um degrau a mais que a vivência acadêmica pode proporcionar ao estudante. Incentivando o seu poder criativo, seu talento empreendedor, suas habilidades em lidar com questões financeiras, sua capacidade de trabalhar em equipe e seu senso de liderança.