Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Mercado de trabalho

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/06/2020 às 18:43 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Mercado de Trabalho?

O mercado de trabalho é mais um entre vários tipos de mercados existentes na nossa realidade, como por exemplo, o mercado financeiro, o mercado industrial, entre outros.

De modo geral, o mercado é um tipo de ambiente que nos proporciona uma movimentação de compra, venda ou troca de um bem – seja material, como nas redes de supermercado varejistas, ou imaterial, como no próprio mercado de trabalho.

Vamos utilizar a seguinte comparação: na rede varejista, o processo de oferta e procura acontece através dos produtos e dos clientes, respectivamente, e o bem negociado é uma caixa de leite. Já no mercado de trabalho, se negocia a força de trabalho, entre empregados e empregadores.

Assim como outros países, o Brasil foi uma nação adepta do sistema capitalista, o que significa que, aqui, a produção é administrada pelas próprias indústrias, bem como os valores de custo e lucro também são determinadas por elas, de acordo com o grau de oferta e procura entre cada segmento produtivo específico do país. 

Essa compreensão é importante porque os demais mercados citados anteriormente são totalmente dependentes do mercado de trabalho. Sendo assim, embora haja uma série de particularidades sobre cada um deles, todos estão associados e funcionam em prol do mesmo objetivo: o crescimento econômico. 

A evolução do Mercado de Trabalho: da força física ao poder de raciocínio.

Antes do século XIX, o mercado de trabalho atuava como uma via de mão dupla sem muitas perspectivas. As companhias disponibilizam as vagas, os homens se candidatavam, e ponto. 

Pouco se falava sobre especialização profissional e valorização do trabalhador, até porque os tipos de empregos existentes eram voltados a produção industrial, agrícola ou dentro das forças armadas. 

Ou seja, eram exercícios que necessitavam, em sua maioria, apenas de boas condições físicas – visto a falta de recursos tecnológicos, como os que conhecemos hoje, naquela época. 

Ao longo do tempo, o mercado de trabalho se modificou de acordo com as condições financeiras das nações, sofrendo consequências da revolução industrial, da elaboração de leis trabalhistas e, também, pelas diversas doutrinas econômicas.

Algumas das doutrinas mais influentes que existiram dentro do sistema capitalista foram o mercantilismo, o liberalismo, o keynesianismo e o neoliberalismo. Cada uma dessas doutrinas trouxe consigo muitas novidades e também muitos desafios, inclusive para o mercado de trabalho nas inúmeras economias ao redor do mundo.

No que tange ao trabalho, um dos legados mais claros diz respeito à qualificação e à valorização do capital humano conforme a força de trabalho migra dos esforços físicos para os mentais.

Antes, eram necessárias apenas boas condições de saúde. Hoje em dia, a medida em que o esforço físico diminui, o mercado de trabalho busca por profissionais com competências elevadas em outros aspectos: cognitivas, emocionais, intelectuais, entre outras.

Além disso, há necessidade de que as empresas e os candidatos sejam atrativos um para o outro. O indivíduo comumente investe, conforme pode, em recursos acadêmicos de especialização, assim como as companhias devem ofertar salários e condições de trabalho à altura das qualidades exigidas. Essa é, inclusive, uma das preocupações do RH 4.0.

Mulheres no Mercado de Trabalho – “ Yes, We Can Do It! ”.

Este é um aspecto interessante de ser abordado porque as mulheres passaram a ter o direito de exercer profissões fora do ambiente doméstico somente com a criação de leis trabalhistas, acredita?

Você sabia que até o ano de 1942, as mulheres só poderiam trabalhar fora com autorização de seus maridos? Pois é. E ainda assim, quase não haviam oportunidades, já que a maioria das vagas necessitam da força física masculina como dito anteriormente.

Apenas em 1943, com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), isso mudou. 

Este Decreto-Lei (Nº 5.452/43) conta com aproximadamente 922 Artigos. Entre eles, há especificações sobre os direitos das mulheres no que diz respeito a remuneração, cargos e gestação. 

E é justamente a entrada das mulheres no mercado de trabalho um dos melhores exemplos de como ele influencia os outros mercados, visto que essa mudança impactou os rumos culturais, sociais, econômicos e políticos de inúmeras sociedades ao redor do globo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados