Última modificação em 3 de fevereiro de 2021

O que é effective duration?

Effective duration é a medida da sensibilidade do preço de um título à mudança, isto é, o quanto a sua taxa de juros varia em determinado intervalo, de modo que altere o fluxo de caixa esperado (curva a termo ou yield curve).

Voltando um pouco o raciocínio, effective duration vem de duration, que tem dois significados:

A duração efetiva, portanto, abrange o quanto essa duration afeta o retorno financeiro do investidor.

Esta medida é útil para a análise de títulos híbridos, quando há uma incerteza quanto à sua rentabilidade, e para os investidores da renda fixa em geral, principalmente quando não costumam liquidar os títulos antes do vencimento

Como calcular a effective duration?

A renda fixa é conhecida por ter títulos de alta duração. O que pode acontecer com o seu dinheiro daqui a 1 ou 5 anos? Inflação, risco nos reinvestimentos… tudo isso altera a volatilidade do preço, bem mais do que em títulos com durations mais curtos.

De modo geral, a effective duration calcula a queda esperada do preço do ativo ao aumento de 1% na taxa de juros. Ele é calculada da seguinte forma:

Effective duration = P1 - P2 / (2 x P0 x X)

Onde:

Vamos para um caso fictício.

Presuma que um investidor compre um título no seu valor nominal e ele rende 6%. Para um X de 0,1% (mudança na yield curve), o P1 seria R$ 101 e o P2 de R$ 99,25. Aplicando na fórmula, então:

Effective duration = 101 - 99,25 / (2 x 100 x 0,001) = 8,75.

Portanto, essa effective duration de 8,75 nos diz que, se houvesse uma mudança de 1% no rendimento, então o preço do título deve mudar em 8,75%. Porém, se você acrescentar a convexidade efetiva do título, esse cálculo se torna mais acurado.

Qual a diferença entre a effective duration e a convexidade?

A convexidade do título mensura a sensibilidade do preço de um título de renda fixa frente a variações no nível de taxa de juros de mercado — o que já é parecido com o conceito de duration, porém a convexidade oferece uma informação mais refinada, de uma aproximação de segunda ordem para as oscilações de preço.

E mais, a duration nos diz se o gráfico da função valor presente é crescente ou decrescente em um determinado ponto. Já a convexidade do título nos dá a curvatura do gráfico em um ponto, ou seja, se ela indica crescimento (ou decrescimento), no caso da duration aumentar, diminuir ou se manter.

Já a effective duration é uma ‘evolução’ da duration, em termos de detalhamento. O economista que criou este indicador, Frederick Macaulay, tinha em mente a determinação da volatilidade do preço. Anos depois, na década de 70, criaram a duration modificada que respondia questionamentos mais complexos como o que aconteceria com o título mediante as mudanças nas taxas de mercado.

Por fim, aproximadamente em 1980, as taxas de juros caíram e os bancos de investimentos  necessitaram do cálculo da effective duration, que passou a considerar os movimentos de preços com base nas características de compra do título.

Para entender na prática como calcular os seus ganhos na renda fixa, acesse este material especializado!

Termo do dia

Carrier

O que é carrier? Carrier é a designação para uma pessoa ou empresa que transporta outras pessoas ou mercadorias. Geralmente, se anuncia como disponível para fazer…