Logo Mais Retorno
termos

Efeito Lindy

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:31/12/2021 às 12:45 -
Atualizado 5 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é Efeito Lindy?

Efeito Lindy significa o fato de que algo pode ser comprovadamente bom quando existe e funciona há bastante tempo. É como se a qualidade de algo se provasse com o passar dos anos.

Por exemplo: se utilizar xícara para beber café e copo para beber água não fosse bom, as pessoas não fariam isso há tantos séculos.

Um copo ou uma xícara se fragilizam com o tempo, mas a forma de usá-los não. Sobrevive. Ou seja, essa prática resistiu à mudança, à obsolescência e à competição.

Isso também se aplica a elementos mais complexos da história humana, como o próprio ato de investir.

Qual a origem do Efeito Lindy?

O termo Efeito Lindy não apareceu apenas uma vez ao longo da história. Entenda:

Anos 60

A primeira vez que esse termo surgiu foi nos anos 60, no livro de Albert Goldman “Lindy’s Law”. 

Lindy era o nome de uma delicatessen de Nova York onde os comediantes da época se reuniam. A crença das pessoas era de que a quantidade de conteúdo humorístico que os comediantes produziam era constante e, portanto, essa constância previa quanto tempo sua carreira iria durar. 

Logo, a expectativa de vida de um comediante seria inversamente proporcional ao valor total de sua exposição na televisão. 

De forma simplificada: se ele aparecesse muitas vezes, diariamente, por exemplo, suas chances de sobrevivência além da primeira temporada seriam mínimas, já que ele consumiria mais do seu conteúdo. Mas se ele aparecesse apenas em alguns especiais, sua carreira duraria mais. 

Anos 80

Anos depois, outro autor, Benoit Mandelbrot, em sua obra “The Fractal Geometry of Nature”, dizia que os comediantes não tinham uma quantidade constante de conteúdo cômico para divulgar na TV. Na verdade, quanto mais apresentações eles faziam, mais exibições futuras eles deveriam fazer e mais conteúdos teriam que produzir.

Mandelbrot também argumentava que, para certas coisas limitadas pela vida do criador, como uma promessa, a expectativa de vida futura é proporcional ao passado. 

Anos 2000

Coincidentemente, passados mais 20 anos, um terceiro autor abordou o Efeito Lindy: Nassim Taleb. No seu livro “A lógica do Cisne Negro”, o escritor resgata a ideia de Benoit e a aplica aos empreendimentos: quanto mais você espera por algo, mais terá que esperar.

Então, para ilustrar: temos um determinado projeto com prazo de conclusão em 79 dias. No 79º dia ele não foi finalizado, então ele vai precisar de mais 25 dias. Chegando no 90º dia, novamente, ele não se concluiu. Então espera-se mais 58 dias e assim por diante. A expectativa futura é proporcional ao passado.

No seu outro livro, “Antifrágil”, Taleb se aproxima mais do Efeito Lindy como o entendemos hoje. Para exemplificar: se um livro foi publicado por 40 anos seguidos, espera-se que ele continue a ser publicado por mais 40.

Mas, se ele for publicado por 50 anos, em vez de 40, espera-se que ele continue por mais 50 anos. Concluindo: coisas que existem há muito tempo não são finitas como as pessoas, elas ‘envelhecem ao contrário’. Cada intervalo de tempo em que algo sobrevive, ele garante mais sobrevivência e robustez. 

Inclusive, o estatístico Iddo Eliazar comprovou o Efeito Lindy e afirmou que está ligado às Leis de Potência.

Como o Efeito Lindy se aplica às finanças e aos investimentos?

O que se observa em finanças é que, quanto mais tempo você passa poupando e controlando seu dinheiro, mais confiança você ganha, já que isso se torna um processo. Do outro lado, quem acaba de começar tende a desistir cedo.

Em relação aos investimentos, o Efeito Lindy favorece o investidor de longo prazo. Quem compra ações de determinada empresa e se dispõe a ser testado pelo tempo tende a ter mais retorno. Já aquele que busca resultados imediatos, em contrapartida, tende a se decepcionar com os resultados.   

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!