Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Ação

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:29/08/2019 às 20:52 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Ação

Uma ação é um título ou papel que representa uma parte do capital social de uma empresa. Por isso, cada acionista é também um sócio da empresa, sendo que a sua representatividade na sociedade depende do tipo e da quantidade de ações que ele possui.

Dizemos que uma companhia é aberta, ou tem capital aberto, quando suas ações são negociadas livremente na Bolsa de Valores e qualquer investidor interessado pode comprá-las. Por outro lado, uma companhia é fechada, ou tem capital fechado, quando suas ações são negociadas apenas diretamente com a própria empresa, que pode vendê-las ou não.

Tipos de Ação: Ordinárias e Preferenciais

 

Existe uma forte distinção entre dois tipos de ações: ordinárias e preferenciais.

A maior parte da emissão de ações é feita na forma de ações ordinárias. Quem detém um papel desses, ganha o direito de reivindicação de uma parcela proporcional dos lucros, na forma de dividendos; porém, atenção: o valor desse dividendo pode variar de período a período, e algumas empresas nem pagam dividendos por ações ordinárias. Além disso, ter um desses papéis também garante o direito de voto para eleger os membros do conselho, que são responsáveis por supervisionar a administração da empresa.

Enquanto isso, quem tem uma ação preferencial assegura o pagamento em perpetuidade de dividendos fixos. Ou seja, se a empresa tiver que escolher entre distribuir dividendos para os acionistas ordinários ou preferenciais, apenas o segundo grupo tem a garantia do recebimento.

Outro ponto em que os preferencialistas recebem uma vantagem é que eles são pagos antes dos ordinários se a empresa for liquidada (embora não antes dos fornecedores, detentores de dívidas e outros credores, e funcionários). No entanto, salvo circunstâncias especiais previstas em estatuto, eles não têm o direito de voto no conselho.

O principal motivo para fazer a emissão de papéis de tipos diferentes é ter maior controle sobre qual grupo de pessoas terá determinado direito – o que, no fundo, significa ter maior controle sobre a própria empresa.

Outros tipos de ações

Quando você estiver aprendendo mais sobre ações e investindo na Bolsa de Valores, vai encontrar outros termos, além de ordinárias e preferenciais, que representam tipos de ações. Veja alguns exemplos:

Blue Chip

Blue Chip é uma ação de “primeira linha”. Suas características são o alto volume de negociações na Bolsa (que demonstra ótima liquidez) e o alto valor de mercado. Ambev e Itaú são exemplos de empresas com ações Blue Chip.

Small Cap

Small Cap é uma ação de baixa capitalização, com menor liquidez. A vantagem de investir nesses papéis é que, por ter um preço inferior, o retorno pode ser bastante atrativo. Porém, justamente pelo reduzido volume de negociações, você talvez encontre dificuldades na hora de vender e embolsar o lucro.

Como é realizada a compra de ações

Se uma empresa abriu seu capital, fazendo a oferta pública de ações, qualquer investidor poderá comprá-las. Essa compra é feita, via de regra, da seguinte maneira:

  • A pessoa que deseja investir cria uma conta em uma corretora de valores
  • Antes de realizar a compra, deve ser feita uma transferência de valores para essa conta que foi aberta
  • Usando o sistema da corretora, essa pessoa localiza a ação que deseja comprar, observando o código identificador (por exemplo, PETR4 ou VALE3)
  • Em seguida, é feita uma ordem de compra, indicando a ação e o preço a ser pago por ela
  • Quando houver uma oferta de venda das ações compatível com o preço oferecido, a ordem de compra é executada

Esse é o procedimento básico para a compra de ações. Porém, antes de realizar a aquisição de papéis de uma empresa, é muito importante traçar uma estratégia de investimento!

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados