Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Economia rural

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:05/10/2021 às 20:57 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é economia rural?

Economia rural é a ciência que estuda as relações de natureza econômica que ocorrem na zona rural sendo, fundamentalmente, a produção e a comercialização agropecuária

Mas vale ressaltar que o rural não se limita a terras agrárias, mas também a reservas florestais e outras paisagens. Hotéis e spas, que tipicamente lembram atividades urbanas, também podem fazer parte da zona rural.

Quais as características da economia rural em cada região brasileira?

O Brasil, que é um país grande e “formado por Brasis”, também difere quanto aos seus aspectos rurais, por região.

  • nordeste: predomina a monocultura, principalmente de cana-de-açúcar, desde os tempos coloniais e a agricultura de subsistência tem bastante destaque;
  • norte: recebe a expansão vinda do nordeste e centro-oeste, possui baixa tecnologia, com uma pecuária primitiva que compete com o extrativismo vegetal que sempre existiu;
  • centro-oeste: região mais mecanizada, beneficiada com a Revolução Verde e a soja é o seu principal produto;
  • sudeste: tem como principais culturas o café, a cana-de-açúcar e a fruticultura e também é uma região bastante mecanizada e tecnológica;
  • sul: tem bastante influência dos imigrantes e cultiva-se, em larga escala, a soja, o milho, entre outros. Também se destaca na pecuária, com a produção de carne de porco e de aves.

Qual é a diferença entre a economia rural e a administração rural?

A administração rural envolve o planejamento e o controle das operações a partir de uma visão geral do meio rural, o que auxilia nas decisões das ações administrativas, de modo geral.

A ideia é utilizar o mínimo de recursos — como os materiais, humanos, financeiros e mercadológicos — para ter resultados financeiros positivos e alta produtividade. 

Alguns exemplos de funções administrativas no meio rural são:

Produção

Relacionado às cadeias produtivas, como o uso de insumos, fatores de produção (homens/ dia, hectares/ano etc.) e geração de produtos ou serviços (sacas/ano, hospedagens/semana, entre outros).

Finanças

Consiste na administração dos valores monetários das receitas, despesas, e assim por diante.

Comercialização

Essa função está relacionada à compra e à venda de bens, incluindo clientes e fornecedores, preços etc.

Recursos Humanos

É a área que cuida das pessoas que trabalham nas fazendas, gerenciando a quantidade de mão de obra e, principalmente, a sua qualificação. Um dos maiores gargalos na gestão de pessoas no campo é a falta de habilidades e competências nas novas tecnologias.

Vale ressaltar que a contabilidade não faz parte da administração rural. 

Um contador do meio rural prioriza a avaliação dos ativos e passivos, a terra, o maquinário, os insumos e o patrimônio líquido da empresa rural, por exemplo. 

Ao contratar o serviço de contabilidade rural, o fazendeiro normalmente recebe:

  • levantamento patrimonial, com registros do capital em conta, máquinas, silos e outros bens;
  • especificação da sua atividade econômica, se é de culturas permanentes, temporárias ou pecuária
  • fluxo de caixa para a visualização de todas as entradas e saídas
  • divisão das responsabilidades financeiras com o contador, como a emissão de notas fiscais, elaboração de contratos etc.

Qual a importância da economia rural?

A lógica do complexo agroindustrial envolve as seguintes atividades:

  • suprimentos: utilização de fertilizantes, sementes e outros insumos;
  • produção: criação de produtos animais, vegetais etc.;
  • processamento, distribuição e consumo final: atividades nos abatedouros, frigoríficos, até mercados e restaurantes.

Então, provavelmente, há pelo menos alguma coisa ao seu redor que está relacionada à economia rural, isto é, algum produto ou serviço do segmento agro. 

Roupas, alimentação, combustíveis, móveis, itens de decoração, entre outros. Tudo isso faz parte da nossa rotina e vem dessa indústria.

Além disso, o Brasil acumulou um superávit de mais de US$ 60 bilhões, em 2020, com a economia rural. Isso se deve à produção crescente, potencializada pelo avanço das tecnologias nas propriedades rurais. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados